Quando começou a frequentar o destacamento de vigilância do exército argentino, localizado em San Antonio de los Cobres, na província de Salta, no norte da Argentina, para apenas pedir comida, o cãozinho Cabo nem imaginava o que o futuro estava preparando para ele.

O animal tinha uma tutora, mas mesmo assim, todo dia ele saía de casa e ia pedir comida para os oficiais que ficavam no destacamento de vigilância. Até que um dia, ao ir buscar o animal, a tutora decidiu deixá-lo lá com os oficiais.

O cão já trabalha junto com os soldados da 5ª Brigada de Montanha do exército da Argentina há mais de oito anos. (Foto: Reprodução / Facebook EjercitoArgentinoPaginaOficial)

Os soldados acabaram adotando o cão, que recebeu o nome de Cabo e passou a atuar no patrulhamento da região montanhosa da Argentina.

No ano passado, oito anos depois de começar a atuar juntamente com os soldados argentinos, o cachorro Cabo recebeu uma homenagem pelos seus serviços prestados durante todo esse tempo.

O cão recebeu a patente de Sargento, que foi concedida pela 5ª Brigada de Montanha do exército da Argentina. Cabo foi reconhecido pelo seu papel de “auxiliar voluntário” no destacamento de vigilância dos militares argentinos no norte do país.

O cachorro recebeu a insígnia de Sargento durante uma cerimônia oficial. (Foto: Reprodução / YouTube Revista Encontro)

A homenagem foi feita durante uma cerimônia oficial, onde Cabo foi tratado com toda seriedade e recebeu a insígnia de Sargento. O discurso ficou por conta do coronel-maior Juan Manuel Pulleiro, que destacou que o cão já faz parte da história militar 5ª Brigada de Montanha tendo subido mais de 60 vezes as montanhas da região.

De acordo com o Exército da Argentina, a cerimônia contou com “centenas de homens que, por mais de uma vez, foram acompanhados a altitudes de até 5,5 mil m pelo animal de quatro patas”.

Assista a seguir ao vídeo com a cerimônia:

(Vídeo: Reprodução / YouTube Revista Encontro)

Fonte: Revista Encontro