É sempre muito complicado saber qual a melhor decisão a tomar quando nossos cães estão com algum problema de saúde grave e sabemos que uma das opções, por mais que seja a mais indicada, vai afetar bastante a vida do peludo. Conheça a história do cão cego e seu irmãozinho.

Foi por essa situação que Kim, de 49 anos, e seu marido Joe, de 51, tutores do fofo cãozinho Jake, precisaram passar.

Quando tinha cerca de quatro meses, Jake, um alegre Golden Retriever, foi diagnosticado com epilepsia. Por conta deste problema de saúde, o cãozinho começou a ficar com os olhos muito ressecados.

O incômodo nos olhos fazia com que o cachorro coçasse bastante a região o que acabou danificando sua visão. Por conta disso, ele precisou fazer intervenções regulares em suas córneas.

Depois que o cachorro lutou contra infecções graves ainda bem pequeno, os tutores de Jake tomaram a difícil e triste decisão de retirar os olhos do animal, que ficou livre dos problemas que tanto o incomodavam, mas completamente cego.

“Estávamos com o coração partido e não tínhamos ideia de como Jake lidaria com ser cego”, contou a tutora. Porém, ela se sentiu um pouco mais aliviada depois que encontrou, através da internet, outras famílias com cães cegos e viu que geralmente eles lidavam muito bem com a nova condição.

Cão cego e irmão inseparáveis

Pensando em ajudar Jake em sua adaptação à nova condição, os tutores decidiram aumentar a família e levaram um novo filhote para casa pouco antes da cirurgia de Jake.

A cadelinha Addie, também Golden Retriever, ajudou bastante o seu irmão mais velho e acabou se tornando uma espécie de cão-guia para o irmão. Ela o ajuda a subir as escadas e o guia nas caminhadas. Kim até colocou um sininho na coleira da cadelinha para que o Jake sempre consiga saber onde ela está.

Além disso, Addie sempre faz muito carinho em Jake e enche o irmão canino de lambeijos no focinho, principalmente na região dos olhos.

De acordo com Kim, os cães são inseparáveis e Jake nunca foi tão feliz em sua vida. Para a tutora, Addie é responsável por boa parte dessa felicidade. “Eles são uma dupla adorável e nós temos muita sorte em ter os dois em nossas vidas”, afirma ela.

Fonte: Metro UK