A SPCA da Colúmbia Britânica, uma província do Canadá, ajudou a salvar um cãozinho idoso que estava morrendo de tanto perder sangue por conta de uma infestação severa de pulgas.

O animal foi entregue para a SPCA (Society for the Prevention of Cruelty to Animals – Sociedade para a Prevenção da Crueldade aos Animais) e, devido ao seu estado, teve de ser levado imediatamente para um hospital veterinário.

O pequeno cachorro estava com mais de 100 mil pulgas em seu corpo. (Foto: Reprodução / Nanaimo News Now / BC SPCA)

O cão tinha mais de 100 mil pulgas em seu corpo que estavam acabando com o seu sangue. Quando chegou ao hospital veterinário, o cachorro já havia perdido 85% de sangue por conta dos parasitas.

O cãozinho, que se chama Rascal e vivia na região de Lantzville, recebeu transfusão de sangue e algumas injeções de vitaminas e ferro, além de medicamento para expulsar as pulgas de seu corpo.

De acordo com o Dr. Ken Langelier, veterinário que tratou o cão, o animal estava bastante doente e em uma situação bem crítica. “Sua porcentagem de glóbulos vermelhos era de 9% quando normalmente um cachorro teria de 40 a 50%”, informou o médico veterinário.

O cãozinho tinha perdido 85% do sangue por conta dos parasitas e precisou fazer uma transfusão. (Foto: Reprodução / Nanaimo News Now / BC SPCA)

Além do grave problema com as pulgas, Rascal também sofria de doenças dentárias severas. O caso do cão era tão grave e crítico, que o primeiro pensamento de todos foi a eutanásia. Porém, quando a transfusão de sangue se tornou uma opção, todos decidiram tentar, independente dos gastos e da dúvida de se daria certo ou não.

O tratamento deu certo e Rascal está estabilizado e bem. Agora, representantes da SPCA da Colúmbia Britânica informaram que o caso será investigado como crueldade animal, pois a situação do cão foi resultado de negligência e falta de cuidado.

Fonte: Surrey Now-Leader