Quais sĂŁo as caracterĂ­sticas da inteligĂȘncia canina ? Este termo se refere Ă  capacidade do cachorro de entender o mundo ao seu redor, coletando e memorizando informaçÔes sobre ele. Ou seja, Ă© tudo o que forma o seu patrimĂŽnio de conhecimentos e que, de fato, permite que ele resolva problemas e saiba como se comportar em situaçÔes especĂ­ficas.

NĂŁo hĂĄ dĂșvida de que os cĂŁes sĂŁo animais inteligentes. O que os torna especiais e atĂ© diferentes de outros animais de estimação, como gatos por exemplo, sĂŁo as habilidades intelectuais que herdaram de seus ancestrais, ou seja, os lobos. Animais que sempre viveram em rebanhos e que, ao longo da evolução, aprenderam a reconhecer e compreender as hierarquias sociais.

Mas tambĂ©m sĂŁo quadrĂșpedes que, graças Ă  domesticação subsequente, aprenderam a ler e decifrar a linguagem corporal e os comandos de voz dos seres humanos.

CaracterĂ­sticas da inteligĂȘncia canina

antibiótico humano para cachorro

CĂŁo com sua tutora – Foto: Freepik

Costumamos dizer que o cachorro Ă© um animal inteligente baseado em sua capacidade de aprendizado. E de fato nesse sentido ele Ă© realmente. Ele pode entender e aprender os comandos e a educação dada pelo ser humano, mas isso basta para falar sobre as caracterĂ­sticas da inteligĂȘncia do cĂŁo?

O discurso Ă© muito mais amplo e com o passar do tempo tem sido objeto de inĂșmeros estudos de especialistas do mundo canino.

Na realidade, a capacidade de aprender nĂŁo Ă© uma indicação de inteligĂȘncia ou habilidade intelectual em um amigo de quatro patas. Outros fatores desempenham um papel importante no sucesso de um treinamento e de um percurso educacional, alĂ©m da habilidade do prĂłprio cĂŁo.

Só para citar alguns exemplos, as recompensas e seu uso correto ( reforço positivo ) e também a constùncia e, em geral, o conhecimento do dono/treinador do seu cão influenciam.

Os cachorros são tão espertos quanto crianças

cĂŁozinho sendo massageado

CĂŁozinho sendo massageado – Foto: Freepik

O psicĂłlogo Stanley Coren fez uma das pesquisas mais interessantes (e discutidas) sobre as caracterĂ­sticas da inteligĂȘncia canina. O professor de psicologia da British Columbia (CanadĂĄ) ao longo dos anos coletou e continua coletando centenas de dados sobre o comportamento canino. Mas para que tudo isso?

O professor Coren analisou minuciosamente todos os dados coletados e chegou a uma conclusĂŁo verdadeiramente fascinante.

Ele afirma que a inteligĂȘncia do cĂŁo Ă© muito mais desenvolvida e complexa do que os donos acreditam que possa ser comparada Ă  de crianças de 3 anos.

De acordo com Coren, cães e crianças dessa idade compartilham habilidades aritméticas båsicas e podem aprender em média 165 palavras.

pĂȘnfigo em cĂŁes

CĂŁozinho – Foto: Freepik

Mas a partir deste estudo, o professor Coren ainda identificou vĂĄrios tipos de inteligĂȘncia canina, classificando-os assim:

  • Instintivo, Ă© o que cada cĂŁo Ă© capaz de fazer desde o nascimento;
  • AdaptĂĄvel, ou seja, o que um cĂŁo aprende com a experiĂȘncia;
  • Funcional, que Ă© o que um cĂŁo pode aprender com os humanos (treinamento);
  • Espacial, por exemplo, a habilidade de um cachorro de encontrar o caminho de casa.

Esta classificação, na verdade, nĂŁo foi unanimemente aclamada por toda a comunidade cientĂ­fica. Muitos etologistas e estudiosos a contestaram veementemente e, alĂ©m disso, nem mesmo concordam com a classificação das raças de cĂŁes de Coren com base em sua inteligĂȘncia.

AlĂ©m disso, vocĂȘ sabia que conversar com seus animais de estimação pode ser sinal de inteligĂȘncia?

InteligĂȘncia do cĂŁo e capacidade de memorizar palavras

Mulher acariciando seu Border collie

Mulher acariciando seu Border collie – Foto: Freepik

O mundo dos animais quadrĂșpedes sempre foi objeto de estudos aprofundados, voltados justamente para descobrir tudo sobre esses fantĂĄsticos animais.

Muitos desses estudos e pesquisas dizem respeito exatamente Ă s caracterĂ­sticas da inteligĂȘncia do cĂŁo.

Os pesquisadores, em essĂȘncia, tentaram avaliar as habilidades intelectuais dos diferentes espĂ©cimes com base no nĂșmero de palavras ou sinais que eles sĂŁo capazes de interpretar e aprender.

A psicóloga animal Juliane Kaminski ativou uma equipe de especialistas para estudar esse aspecto no Border Collie. Em particular, eles estudaram Rico, um espécime desta raça que foi capaz de aprender mais de 200 palavras. Um verdadeiro recorde para um amigo de quatro patas!

A pesquisa em questĂŁo investigou as habilidades deste adorĂĄvel cĂŁo e acabou por mostrar que Rico lembrava os nomes dos objetos mesmo depois de semanas.

AlĂ©m disso, ele conseguia entender frases como “tira a meia”, entendendo o significado de cada palavra e nĂŁo como um Ășnico som ou comando.