As ações em prol da defesa dos direitos dos animais estão crescendo no Sul de Santa Catarina. Sendo assim, o Castramóvel de Criciúma deve começar a funcionar até o segundo semestre deste ano. A informação foi repassada pela vereadora Camila Nascimento em função de uma emenda impositiva do Governo Estadual.

Essa medida foi descentralizada pelo deputado Julio Garcia por solicitação da vereadora. Em entrevista ao portal de notícias da cidade, Engeplus, ela requisitou  que fosse organizado um plano de trabalho pelo município para a criação da unidade. Portanto, o recurso deve girar em torno de 200 mil reais, além de um valor que será colocado pela Administração Municipal.

De acordo com a presidente da Famcri (Fundação do Meio Ambiente de Criciúma) Anequésselen Bitencourt Fortunato, ainda não há a quantia precisa. No entanto, esse valor já é praticamente suficiente para comprar o castramóvel de Criciúma. Basicamente, esse veículo é uma unidade de castração itinerante.

Castramóvel de Criciúma

Cachorro no veterinário – Foto: FreePik

O objetivo é favorecer um controle adequado de natalidade dos bichinhos para que se registre cada vez menos casos de animais abandonados. Além disso, a intenção é que as enfermidades também sejam reduzidas.

Afinal, essa pauta já se tornou uma preocupação de saúde pública e também uma valorização do trabalho voluntário que vem sendo realizado na região. Essa é uma solicitação antiga das pessoas e entidades envolvidas na proteção, resgate e adoção de animais em Criciúma.

Detalhes para implantação do Castramóvel de Criciúma

Vale salientar que ainda há pendências com relação a manutenção de uma equipe de profissionais para atender nessa unidade móvel. Afinal, a emenda com recursos oriundos do Governo de Santa Catarina se limita a auxiliar na parte estrutura. Todavia, a expectativa é que tudo esteja pronto até outubro deste ano.

A presidente da Famcri, por sua vez, também aprovou a iniciativa. Além disso, Anequésselen Bitencourt Fortunato pontuou que há a necessidade de chegar até a população ou as comunidades que não contam com condições para zelar pela integridade do animal. Ou seja, os criciumenses que não conseguem levar o bichinho de estimação para castrar.

Castramóvel de Criciúma

Cachorro tomando vacina – Foto: FreePik

Por isso, o castramóvel tende a ser realmente útil pelo fato de possibilitar o alcance de um número superior de moradores que tem animal para castrar residências mais afastadas, bem como para conter o aumento de animais em situação de rua.