Um serviço de castração será ampliado a partir do segundo semestre de 2020. Hoje em dia, o processo é realizado no Centro de Controle de Zoonoses e apenas em gatos. Isso se deve a implementação de uma unidade, nomeada Castramóvel. Esse veículo passará a atender de modo itinerante também cachorros na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Portanto, a novidade foi divulgada pelo prefeito Marcos Trad (PSD). O novo atendimento foi orçado em quase 200 mil reais e será adquirido pela Administração Municipal. Todavia, a ação conta com apoio financeiro de 100 mil reais de uma emenda parlamentar.

Esse trabalho itinerante contará com prioridade em áreas vistas como de maior risco e com grande incidência de animais abandonados. A expectativa é que o Castramóvel oportunize a castração de cerca de 50 animais por semana.

Castramóvel

Foto: Freepik

De acordo com o prefeito, esse aumento do atendimento integra um compromisso assumido com Organizações Não Governamentais (ONGs) e protetores independentes. Além disso, a equipe do Castramóvel também vai repassar instruções a respeito do combate e prevenção da leishmaniose, guarda responsável e saúde pública para a população.

Castramóvel contribuirá com a saúde pública de Campo Grande

Assim, o autor da emenda que vai ajudar na compra do serviço itinerante de castração de cachorros e gatos, o deputado estadual Márcio Fernandes é veterinário de formação. Em entrevista a imprensa local, ele declarou que o controle da população animal, tanto de cachorros quanto de gatos, é uma questão de saúde pública.

Por isso, essa questão necessita ser encarada com muita atenção. Levando em conta que o intuito do serviço é controlar a situação em lugares de maior vulnerabilidade social. O deputado ainda salientou que a castração é de vital importância para manter a natalidade desses animais em um nível satisfatório.

E, a partir da entrada em funcionamento, o Castramóvel vai colaborar para diminuir a quantidade de bichinhos abandonados. Esse abandono acaba por influenciar também no surgimento de enfermidades sérias como a leishmaniose, por exemplo.