Castrar cachorro macho pode ser muito benéfico. Tanto para o dono, quanto para o próprio cachorro. Para entender um pouco mais sobre este processo, acompanhe nosso texto e tire todas as suas dúvidas.

Castrar Cachorro Macho

Castrar cachorro macho: Entenda os benefĂ­cios

Quando o assunto é castração do nosso bicho de estimação, é sempre importante tomar os cuidados devidos para não ocorrer nenhum problema extra. Assim sendo, muitos donos de cachorros discordam da medida por se tratar de um método extremamente invasivo no organismo do cachorro.

Embora invasivo, feito do jeito certo e seguro, torna-se altamente tranquilo de ser feito. Entretanto, para que tudo ocorra do jeito certo, sempre procure um veterinário ou uma ONG que esteja disposta a ajudar no processo. Nunca faça sozinho! Entendendo isto, veja 3 vantagens muito boas de castrar o seu cachorro de forma segura.

  1. Controle da população

O principal objetivo de castrar cachorro macho, é controlar exponencialmente a população. Muitas vezes e principalmente no Brasil, o excesso de cães na rua é algo fora do comum. Por mais que o cão possa ter um dono, um descuido pode ser o suficiente para ele sair. E estas rápidas saídas podem ser suficientes para engravidar a primeira fêmea que ele encontrar.

Isto sem falar em cães abandonados e de rua, que fazem a população de cachorros crescer. Desta forma, castrar cachorro macho pode ser altamente benéfico para todos, evitando um futuro com ainda mais cães na rua passando fome e sem as condições básicas e dignas de sobrevivência. O que é muito ruim, não é?

Além disso, quando o seu cão for castrado, ele não irá sentir a necessidade de cruzar com uma cadela. Ou seja, isto fará com que o interesse dele em outros cães diminua drasticamente, evitando latidos e, como já falamos, as escapadas do pátio.

Castrar Cachorro Macho

  1. Prevenção de doenças

Além de controlar o controle populacional, castrar cachorro macho ainda garante uma série de benefícios para a saúde do bicho. Um deles, é a prevenção de doenças que poderiam ser originadas em órgãos que são retirados, como nos testículos.

Uma doença muito comum em cães, é o câncer de testículo. Este problema pode ser causado por diversas origens. Entretanto, retirá-los é uma maneira de evitar. Outro problema muito comum, são problemas de bexiga, como a micção, que também é evitado com o procedimento de castrar cachorro macho.

  1. Alteração no temperamento do cão

Além de controlar a população e prevenir algumas doenças, a alteração no temperamento do cão também pode oferecer. Entretanto, não é uma regra. Porém, muitas vezes pode ser nitidamente perceptível nos machos castrados, uma diminuição enorme nas motivações agressivas e sexuais.

Machos quando não castrados, geralmente vão querer defender seu território e comprar brigas com outros cães. Isto acontece devido a produção de testosterona, que faz eles se sentirem ainda mais fortes.

Entretanto, com a castração, estes sintomas podem desaparecer facilmente. O que tornará o seu cão muito mais sociável, educado e ponderado em diversas situações.

Se alguma vez você já identificou um cachorro agarrando a perna do dono para demonstrar interesse sexual, saiba que a castração também será benéfica neste sentido. E, assim sendo, seu cão, por via de regra, não fará mais isto.

Castrar Cachorro Macho

Considerações finais

Castrar cachorro macho e, até mesmo fêmea, como falamos, requer diversos cuidados. Você não pode simplesmente querer castrá-lo sem consultas anteriores a um veterinário. Afinal, o seu cão é uma vida e ele merece todos os cuidados.

Desta forma, sempre procure ajuda profissional e capacitada para ajudar nesta intervenção cirurgia. Peça todas as recomendações necessárias, tanto antes quanto depois da cirurgia. Pois seu cão precisará de repouso e recuperação.

Outro ponto importante é tentar fazer a castração quando o cão ainda é um jovem filhote. Pois ele ainda não terá desenvolvido muitos costumes e cacoetes, o que tornará a adaptação dele muito mais fácil e tranquila.

Desta forma, castrar cachorro macho é muito benéfico, desde que feita da maneira correta, tomando todos os cuidados devidos.

Agora que você já entendeu tudo sobre castrar cachorro macho, é hora de avaliar a necessidade e possibilidade de fazer no seu cão. Se preferir, faça uma consulta a um veterinário antes para obter mais instruções técnicas e detalhadas, pois afinal, cada raça é diferente e merece os cuidados devidos.