John Pilley e Chaser. Foto: Reprodução/Twitter

Os pesquisadores John Pilley e Alliston Reid da Wofford College descobriram através de testes que a Border Collie de nome Chaser consegue identificar mais de 1000 objetos.

O estudo, que foi publicado no Elsevier journal  Behavioural Processes, aprofunda o resultado previamente adquirido de pesquisadores alemães, que identificaram um cachorro que sabia algumas centenas de objetos.

Os testes tinham como intuito compreender questões como a extensão do vocabulário do cão quando exposto a intenso treinamento, o que os cães entendem da linguagem humana e se de fato os animais conseguiriam distinguir os objetos de comandos.

Seguindo uma série de experimentos cuidadosamente documentados e controlados, os autores demonstraram que Chaser aprendeu o nome de 1022 objetos em um período de 3 anos de treinamento, que acabou não porque o cão não conseguia mais aprender, mas por falta de tempo dos pesquisadores.

O fato da cadela aprender e lembrar mais de 1000 nomes, cada um conectado a um objeto específico, foi uma evidência clara que ela possui uma série de capacidades necessárias para o aprendizado da linguagem humana receptiva, como poder identificar mais de 1022 sons diferentes e os objetos que eles representam, a habilidade de discriminar objetos visualmente, o vocabulário extensivo e um sistema de memória que permite mapear muitos estímulos auditivos e visuais.

Chaser, a cadela que aprendeu mais de 1000 palavras. Foto: Reprodução/Twitter

Chaser, a cadela que aprendeu mais de 1000 palavras. Foto: Reprodução/Twitter

O segundo experimento demonstrou que a cadela sabia diferenciar quais eram nomes e comandos. Para testar o significado dos comandos e nomes de forma independente, os autores combinaram aleatoriamente ambos para observar qual seria o comportamento de Chaser. Sem treinamento especial, Chaser respondeu para cada combinação corretamente, até mesmo no primeiro teste. O resultado demonstrou que a cadela compreendia que os comandos e os nomes tinham significados diferentes, sabendo que nomes se referiam a objetos em específico, independente da ação que o envolvia.

O terceiro teste apontou que a cadela também entendia nomes pela sua categorias, não só de maneira individual. Ela aprendeu que o nome “brinquedo” se referia aos 1022 objetos que ela era permitida a brincar, cada um com seu nome específico. Ela também demonstrou que conseguia mapear até três categorias em cada objeto sem errar. Por exemplo, ela sabia o nome correto para cada objeto usado na pesquisa, podia conectar a palavra brinquedo aos objetos, e conseguiu fazer a ligação entre dois objetos em comum, como a “bola” e o “frisbee”.

No quarto e último experimento, Chaser também conseguiu demonstrar que podia aprender os nomes por exclusão usando processos que envolvem a aprendizagem associativa.

De acordo com a autora Alliston Reid:

 

Esta pesquisa é importante porque demonstra que os cães, como crianças, podem desenvolver vocabulários extensos e entender que certas palavras representam objetos individuais e outras palavras representam categorias de objetos, independente de significado da ação que supostamente o acompanha.

 

Jonh Pilley, pequisador e também dono de Chaser, começou a sua história com cães nos anos 70, com sua amada cadela Yasha. Esse relacionamento estreito que permitiu que, muitos anos depois, John pudesse trabalhar com Chaser mais facilmente.

O experimento e a ligação de Chaser e seu dono são vistas no livro”Unlocking the Genius of the Dog Who Knows a Thousand Words” (Destravando a cadela gênio que sabe mais de 1000 palavras, tradução livre), escrito por John W. Pilley com Hilary Hinzmann.

Para mais informações, acesso o site oficial de Chaser www.chaserthebordercollie.com