O Governo Federal decretou estado de calamidade pública nas cidades de Rio Branco e Brasiléia, no Acre, depois que chuvas muito fortes assolaram a região, com 85 mil pessoas sendo afetadas e duas perdendo suas vidas.

Com a catástrofe, que é considerada a maior enchente registrada no estado, infelizmente muitos animais de estimação ainda se encontram ilhados, doentes ou também acabaram falecendo.

Apesar de muitos tutores terem feito de tudo, arriscando até mesmo seu próprio bem estar para salvar os pets, um número grande deixou suas casas e com elas os cachorros. Sozinhos e ainda presos em correntes, morreram afogados uma vez que a água subiu.

Segundo a Defesa Civil, os animais devem ser levados com os donos para os abrigos e depois encaminhados para o centro de zoonoses. Os tutores recebem uma ficha de cadastro para retirar o animal de estimação quando a família estiver apta a voltar para casa.

A situação é tão séria que os colaboradores e voluntários precisam alugar barcos para encontrar os animais perdidos. Nessa busca, muitos são encontrados já mortos pelo caminho.

A colaboradora da ONG Patinha Carente, Vanessa Facundes, faz um apelo para os tutores não abandonarem seus animais. A Ong já conseguiu resgatar mais de 60 cães e o o Centro de Zoonoses local recebeu  mais de 600 cães.

Se você está longe, pode ajudar doando financeiramente através da ONG Patinha Carente. Dados bancários: Banco do Brasil. Agência: 3022-8. C/C: 45.562-8. No nome de Vanessa Fagundes. CNPJ: 21.614.179/0001-47.

Para os que se encontram na região e podem auxiliar com o trabalho, o Centro de Zoonoses necessita de voluntários e muitos animais ainda necessitam demasiadamente de um lar temporário.

 

Foto: Altino Machado

Foto: Altino Machado

Foto: Altino Machado

Foto: Altino Machado

Foto: Altino Machado

Foto: Altino Machado

Foto: Altino Machado

Foto: Altino Machado

Foto: Altino Machado

Foto: Altino Machado

 

Fonte: R7