Uma cidade do estado de São Paulo deu um ótimo exemplo ao estimular a adoção de cachorros recentemente. Trata-se do município de Ribeirão Pires, que realizou uma nova campanha para que as pessoas conhecessem os pets abrigados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade.

Com uma abordagem divertida, a ação efetuada em conjunto entre as Secretárias de Saúde e Comunicação repassou informações sobre 19 animais. Esses cães e cadelas esperam por novos lares e todos os dados podem ser acessados nas redes sociais da Prefeitura de Ribeirão Pires.

De acordo com Secretaria de Saúde, a Administração Municipal sempre salienta que o CCZ não pode ser usado como abrigo por questões de saúde e segurança dos próprios bichinhos. Apesar disto, se pensa no bem estar dos animais que estão no canil há anos e necessitam encontrar novas famílias.

Por isso, o intuito do trabalho foi despertar o interesse dos habitantes para essa pauta de extrema importância. No entanto, o esforço não foi somente para promover a adoção de cachorro, bem como para conscientizar em torno da posse responsável.

Adoção de cachorros em Ribeirão Pires

Segundo informações governamentais, todos os cachorros inseridos na campanha são considerados dóceis e estão devidamente castrados, castrados, vacinados (V8 e raiva) e vermifugados.

Conforme a Secretaria de Comunicação da Estância, a equipe trabalhou as imagens dos cachorros de maneira criativa e dentro do conceito usado nas redes sociais municipais. O objetivo foi chamar a atenção dos seguidores e incentivar o compartilhamento das informações.

Consequentemente, o engajamento dos moradores da cidade também tende a aumentar a quantidade de pessoas interessadas em aderir a campanha de adoção de cachorros. Além disso, as informações necessárias podem ser obtidas pelo telefone 4824-3748.

Quem se interessar em levar um dos cachorrinhos do canil para a casa precisa ir até o Centro de Controle de Zoonoses local. O horário de atendimento é das 8 h até às 17 horas de segunda a sexta-feira.

O endereço do órgão de Ribeirão Pires é o seguinte: Catarina Rios Giachelo, 185 – região central. Há apenas dois requistos para poder adotar um cãozinho: ter mais de 18 anos de idade e se comprometer a assinar um termo de posse responsável.

Posse responsável

É essencial salientar que a campanha de adoção cachorros procura difundir o conceito de posse responsável. Afinal, os maus tratos e abandono de animal são crimes com punição de até 12 meses de prisão e multa. As penalizações estão de acordo com a Lei Federal nº 9605/98, artigo 32.

adoção de cachorros

Foto: FreePik

Sendo assim, qualquer cidadão que adote um animal de estimação é considerado responsável pelo seu conforto, segurança e bem estar. Algumas ações são fundamentais para oportunizar que o pet se mantenha em uma situação saudável.

Confira algumas dicas para obter a adoção de cachorros ter posse responsável

  • Passear com o animal sempre utilizando a coleira e a guia;
  • Assegurar um espaço para acomodar adequadamente o animal (casinha ou cama);
  • Realizar os cuidados de limpeza e higienização do animal;
  • Oferecer abrigo da chuva e do sol intenso;
  • Fornecer ração de qualidade e na quantidade adequada para o seu pet;
  • Disponibilizar água limpa, fresca e na quantidade apropriada para o seu cachorro;
  • Manter o animal com as vacinas sempre em dia;
  • Preservar a integridade do seu animal de estimação.

Saiba mais sobre o município de Ribeirão Pires

Ribeirão Pires fica na Região Metropolitana do estado de São Paulo. A cidade integra um grupo de municípios conhecidos como a Região do Grande ABC. E se situa na Zona Sudeste da Grande São Paulo.

Segundo informações da Administração Municipal de 2018, a população girava em torno de 120 mil pessoas para uma área de quase 100 quilômetros quadrados. Portanto, a densidade demográfica de Ribeirão Pires é de 1238,45 moradores por quilômetro quadrados. Assim, a cidade é composta pela sede e pelos distritos de Jardim Santa Luzia e Ouro Fino Paulista.

Além disso, a data oficial de emancipação foi instituída em 1º de janeiro de 1954 pela Lei Municipal 2.463/1983. Por isso, o seu aniversário é comemorado no dia 19 de março, dia de São José, o Padroeiro da Cidade.

Portanto, Ribeirão Pires faz divisa com os municípios de Ferraz de Vasconcelos a norte, Suzano a nordeste e leste. Já ao Rio Grande da Serra a sudeste e sul, Santo André a sudoeste e Mauá a noroeste.