Saber como limpar o canil corretamente é imprescindível para deixar este ambiente sempre pronto para receber o seu melhor amigo. Afinal, a higiene está no topo das obrigações quando o assunto é qualidade de vida do pet.

Dessa forma, elaboramos um guia completo com tudo o que você precisa saber para manter este ambiente sempre higienizado e confortável. Trouxemos um passo a passo de como fazer aquela limpeza semanal, bem como manter o canil organizado e limpo também no dia a dia.

Acompanhe a seguir e aprenda a proporcionar mais conforto para o seu melhor amigo.

como limpar o canil

Passo a passo de como limpar o canil

Em poucos passos você já poderá desinfetar todo o ambiente, deixando-o mais equilibrado e limpo.

1- Cuidado com os produtos escolhidos

Antes de qualquer coisa, é essencial que você tome muito cuidado com a escolha dos produtos. Afinal, não dá para simplesmente utilizar o mesmo desinfetante que usamos dentro de casa, certo? Uma vez que o cachorro pode vir a lamber o chão e, inevitavelmente, poderá sofrer com efeitos colaterais.

Portanto, se quiser adquirir um produto que contenha aromatizantes, por exemplo, leia bem a embalagem. Para não haver erro, busque por produtos que são vendidos em Pet Shop. Lá você poderá encontrar opções específicas para este tipo de limpeza.

Caso você não queira adquirir novos produtos, é possível, no entanto, utilizar algumas receitinhas caseiras. Como por exemplo: vinagre branco, bicarbonato de sódio e água, água e sal grosso, dentre outras possibilidades.

como limpar o canil

2- Retire os resíduos de alimentos ou fezes

Com todos os materiais e produtos a postos, é hora de iniciar a sua limpeza profunda. Lembre-se que para saber como limpar o canil é essencial que você siga uma hierarquia de limpeza. Isto é, muita gente adora passar a mangueira em todo o canil, sem muito critério.

Porém, é essencial que seja seguido um passo a passo certinho, a fim de não correr o risco de haver a impregnação de impurezas. Desse modo, o primeiro passo é retirar todos os resíduos de alimentos ou fezes. Utilize um pedaço de jornal para isso. Tente remover o máximo que puder, apenas com papel.

3- Passe aspirador de pó em todo o canil

Feito isso, você deverá retirar tudo que há dentro do canil e assim utilizar o aspirado de pó. Dessa forma você estará aspirando não somente a poeira em si, como também estará removendo todo o excesso de pelo que está no ambiente.

Quando perceber que está tudo mais visivelmente limpo, esta etapa estará pronta.

como limpar o canil

4- Coloque para lavar todos os panos e cobertinhas

Como limpar o canil sem lavar tudo que há dentro dele, não é? Portanto, coloque todos os panos e cobertinhas para lavar. E, da mesma forma, tome cuidado com os produtos que utilizará. Afinal, você não quer provocar nenhuma alergia no seu cãozinho, não é?

5- Lave todos os utensílios do seu cãozinho

Com os panos na máquina, você pode aproveitar o tempo para limpar e lavar bem todos os utensílios do seu cão. Lave todos os potinhos e, inclusive, lave bem todos os seus brinquedinhos. Pois ali também pode ficar bactérias maléficas a saúde. E, desse modo, é essencial que você desinfete.

Para potencializar esta limpeza, deixe de molho em um balde com água e bicarbonato de sódio. Pelo menos durante o tempo que você leva para limpar todo o resto.

como limpar o canil

6- Lave o canil com água e sal grosso

Enquanto estes itens (panos e utensílios) estão sendo higienizados, você pode utilizar uma mistura de água e sal grosso para lavar todo o canil. Para isso, encharque bastante com esta mistura e depois utilize uma vassoura velha – ou uma escova – para esfregar bastante. Removendo assim, qualquer indício de sujidade e até mesmo pulga.

7- Deixe tudo secar bem

Depois de higienizar tudo, é hora de aguardar a secagem. Quanto aos utensílios e cobertinhas, o ideal é que você deixe secar no sol, para que finalize a limpeza de um modo interessante.

Só coloque os utensílios de volta no canil quando o mesmo estiver bem seco. E também não vale colocar o cachorro no ambiente ainda úmido, hein? Pois a limpeza pode ter sido em vão e o seu cãozinho ainda ficará desconfortável.

Dicas de como manter o canil limpo

Agora que você já sabe como limpar o canil, vamos lhe dar algumas dicas importantes de como manter esta limpeza. Afinal, não adianta limpar hoje e perceber que daqui a dois dias, tudo já terá sido desfeito, certo? Então vamos lá:

1- Lave os utensílios diariamente

Procure criar uma rotina e sempre lave os potinhos de água e ração do seu cãozinho. Isso manterá o ambiente sempre organizado e livre do mau cheiro. Além de ser muito mais saudável para o seu amiguinho.

como limpar o canil

2- Remova fezes todos os dias

Nunca deixe as fezes acumularem de um dia para o outro! Pois além de provocar um odor super desconfortável, este hábito poderá ainda prejudicar o seu cachorro. Uma vez que ele ficará em um ambiente com maior propensão de manifestação e proliferação de bactérias.

3- Aplique vinagre onde há cheiro de xixi

Ninguém merece aquele cheiro de xixi de cachorro que é super desagradável, não é mesmo? Portanto, para que isso não ocorra, você pode borrifar vinagre de álcool puro, diretamente nas regiões onde o cheiro está impregnado. Faça isso duas vezes ao dia e não terá mais este problema para lhe incomodar.

4- Troque os panos e cobertas regularmente

Tente sempre trocar os paninhos e as cobertas do seu cãozinho com certa frequência. Assim você mantém tudo limpo e organizado todos os dias. Não tendo que “perder” muito tempo limpando profundamente no fim de semana.

como limpar o canil

Lembre-se de sempre passear com o seu cão

Além de todas estas dicas que mencionamos, lembre-se de sempre levar o seu cachorro para passear, ok? Pois além de saber como limpar o canil, é essencial que você também cuide de outros pontos da rotina do seu cachorro. E o passeio é um deles.

Além disso, este passeio fará com que o seu cão gaste mais energia, diminuindo os episódios de tentativa de fuga e até mesmo acabará com a mania de “roer” a casinha. Mantendo tudo ainda mais organizado e confortável para ele.

como limpar o canil

A higiene aumenta a expectativa de vida

Apostar em um ambiente sempre limpo e organizado é aumentar a expectativa de vida do seu cachorro. Uma vez que ele não terá contato com um ambiente propício para a proliferação de bactérias, por exemplo.

Cuide deste ponto! Ele é muito importante e precisa ser bem observado. E agora que você já sabe como limpar o canil, não há mais desculpas! Mas sim, coloque a mão na massa e crie um ambiente sempre limpo e aconchegante para o seu cão. Boa faxina!