Embora remover um carrapato possa parecer fácil, você provavelmente já ouviu alguns mitos sobre como tirar carrapato de cachorro.

Os carrapatos podem transmitir doenças mortais a um animal de estimação, portanto a remoção rápida é importante para minimizar a exposição à doença.

Confira a melhor maneira de como tirar carrapato de cachorro ou gato com segurança!

Os carrapatos são parasitas teimosos e sugadores de sangue que ficam na grama e nos quintais, prontos para sugarem seu cão quando eles passar.

E uma vez no cachorro, pode ser difícil de remover porque eles grudam na pele do animal, enterrando suas partes no cachorro e, se alimentam do sangue do animal.

Os carrapatos caem por vontade própria após o término da alimentação, mas isso pode levar dias, portanto, não fique tentado a esperar. Quanto mais tempo eles ficam grudados no cachorro, maior o risco de infecção.

Como tirar carrapato de cachorro: material necessário

Erliquiose

Foto: Pixabay

Antes de iniciar o processo de remoção, estes são os suprimentos que você deve ter em mãos:

  • Pinças (as pontudas funcionam melhor)
  • Luvas de látex ou borracha
  • Álcool
  • Toalhetes anti-sépticos (opcional)
  • Jarra ou recipiente com tampa
  • Guloseimas (para distração)

Passo a passo de como tirar carrapato de cachorro

Siga estas etapas para tirar o carrapato de cachorro com segurança:

1 – Coloque suas luvas

Você sempre deve usar luvas ao lidar com carrapatos. Os carrapatos encontrados no seu cão são portadores de doenças e algumas dessas doenças também podem infectar você e sua família.

2 – Mantenha seu cachorro calmo

pets com tutores em hospitais gaúchos

Foto: Freepik

Apenas tente remover carrapatos do seu cão quando ele estiver calmo, sentado ou deitado. Você precisa que seu cão fique parado para tirar carrapato do cachorro.

Pois se você tentar tirar o carrapato do cachorro quando ele estiver se movendo, corre o risco de deixar parte do carrapato para trás na pele do seu cão. E isso pode levar a uma infecção. Quando seu animal de estimação fica parado, você tem muito mais chances de remover o carrapato por completo.

3 – Exponha o carrapato

Quando o animal estiver na posição correta, separe delicadamente o pelo do seu cão em torno do carrapato e mantenha-o plano com uma mão. Assim, você terá a outra mão livre para torcer o carrapato usando a pinça.

Se você encontrou um carrapato dentro ou ao redor da orelha do seu cão, precisará ser gentil nessa área sensível e pedir conselhos ao seu veterinário; especialmente se o carrapato estiver no próprio canal auditivo.

4 – Puxe cuidadosamente o carrapato

Uma pinça para tirar carrapato é moldada para que possa penetrar no corpo do parasita e torcer de uma só vez, sem apertar.

Essas pinças podem ser compradas de farmácias, veterinários locais e alguns supermercados.

Não é recomendável usar uma pinça comum. Pois é difícil pegar o carrapato adequadamente. Sendo assim, é provável que o esmague ou deixe parte dele dentro do seu cão.

Siga as instruções e deslize-a lentamente por baixo do carrapato, torcendo-o suavemente e movendo-se firmemente para cima para removê-lo.

5 – Descarte o carrapato

Erliquiose

Foto: Pixabay

Você precisa tirar e matar o carrapato para garantir que ele não se arraste para fora e depois morda seu cão mais uma vez.

A melhor maneira de fazer isso é soltar o carrapato em uma jarra ou em um recipiente lacrado. Em seguida, derramar um pouco de álcool sobre ele, fechar a tampa e colocá-lo na lixeira do lado de fora de sua casa.

6 – Limpeza

Limpe a área da picada do seu animal de estimação com anti-séptico para animais. Depois limpe as luvas e lave bem as mãos. Limpe a pinça com desinfetante e guarde-a em algum lugar com segurança para uso futuro.

7 – Recompense seu animal de estimação após tirar o carrapato do cachorro

Quando terminar, recompense seu cão com muita atenção e elogie-o por seu bom comportamento.

8 – Monitore seu cachorro

como tirar carrapato de cachorro

Foto: Freepik

Mesmo que você tenha retirado o carrapato do cachorro, sempre há uma chance de seu cão ter sido exposto a doenças que podem ser transmitidas por eles. Nas semanas após a remoção do carrapato, é importante prestar muita atenção ao seu cão, caso ele mostre algum sinal de doença.

Entre em contato com seu veterinário se seu cão apresentar algum dos seguintes sintomas::

  • Relutância em se mover
  • Fadiga
  • Perda de apetite
    geralmente aparecendo sob o tempo

Como tirar carrapato de cachorro: Erros comuns

Erro 1 – Tirar um carrapato com os dedos

Os carrapatos podem transmitir doenças para as pessoas e para o seu cão. Eles podem transmitir a doença de Lyme, uma infecção grave que pode ser transmitida a cães e humanos através de uma picada de carrapato infectada.

Portanto, sempre use luvas ao manusear carrapatos e use uma pinça para remover o carrapato do seu cão, para evitar deixar uma parte do carrapato para trás na pele do seu cão.

Erro 2 – Esmagar o carrapato

Pode ser tentador esmagar um carrapato que você vê no seu cão. Mas há um risco de que isso possa espremer parte do conteúdo do carrapato na corrente sanguínea do seu cão, e é possível que isso possa aumentar o risco de transmissão da doença.

Erro 3 – Queimar o carrapato 

Queimar um carrapato é muito perigoso para o seu cão e para você. A melhor maneira de remover um carrapato é usando um gancho.

Como verificar se o cachorro tem carrapatos

medo de veterinário

Foto: Freepik

Se você mora ou está viajando para áreas do país que são conhecidas por ter um grande número de carrapatos, seu cão pode estar em risco. Seu cão pode nem saber que se tornou uma refeição de sangue para um carrapato com fome. Então você precisa estar vigilante.

  • Verifique seu cão cuidadosamente depois dos passeios. Verificações regulares de carrapatos são obrigatórias para cães que andam em grama alta e áreas arborizadas. Então, quando retornar após a caminhada, passe as mãos pelo corpo do cão. Preste atenção especial à cabeça e às orelhas do seu cão, à área sob a coleira e entre os dedos dos pés, axilas e virilha. Pois os carrapatos costumam se fixar nessas áreas. Mas podem se fixar em qualquer lugar.
  • Use um secador de cabelo para encontrar carrapatos em cães de pelo comprido. Os carrapatos são facilmente escondidos em animais de pelo comprido ou com pelo grosso. Você pode usar um secador de cabelo frio para ajudar a separar o pelo e encontrar o carrapato com mais facilidade.
  • Cuidado com arranhões e mordidas. Alguns cães podem mostrar sinais de irritação da pele, arranhões e mordidas na pele se eles tiverem um carrapato no corpo. É por isso que você deve verificar regularmente a pelagem do seu cão. E se um carrapato conseguiu se prender à orelha do seu cão, ele também pode balançar a cabeça com mais frequência para tentar se livrar do carrapato. Examine as orelhas do seu cão em busca de algo que possa estar escondido lá. Mas se você encontrar um carrapato dentro do canal auditivo, fale com seu veterinário para obter conselhos.