Foto: Colm O'Molloy para o Boston Globe

Foto: Colm O’Molloy para o Boston Globe

Um complexo de apartamentos em Massachusetts, nos Estados Unidos, tomou uma medida drástica para acabar com o hábito recorrente de alguns donos de cachorros que ainda insistiam em deixar as fezes de seus pets nas áreas comuns de lazer.

A síndica do condomínio, Barbara Kansky, contratou um sistema de monitoramento através do DNA do animal. O complexo de apartamentos começou a coletar uma amostra de saliva de todos os cães da comunidade.

Quando as fezes caninas fossem deixadas, o material seria recolhido e comparado com os dados das amostras já armazenadas.

Os residentes do condomínio que possuem um cachorro pagam uma taxa única para cadastrar seus cães no programa de DNA. No caso dos excrementos deixados darem positivo para algum cachorro do programa, os donos precisariam pagar uma multa total de aproximadamente R$ 300.

Uma vez implementado o programa, os resultados foram sentidos imediatamente. Gramas que constantemente estavam sujas, se tornaram impecáveis.

 

Mais sobre o programa pet DNA

A empresa Poo Prints é a responsável pelo programa de testes de DNA em fezes caninas. Eric Mayer, representante da Poo Prints, explicou como a ideia surgiu para o Boston Globe:

 

Um dos nossos cientistas foi andando com seu cachorro em seu complexo de apartamentos e pisou em uma pilha de cocô. Ela estava irritada e disse: ‘Eu quero descobrir qual cão fez isso’.

 

Depois do ocorrido, ela desenvolveu um modo fácil de ler o DNA a partir de uma amostra de material fecal. Seus companheiros vieram em seguida, com um esquema para criar um banco de dados de cães que vivem em locais específicos. Os resultados podem então ser cruzadas com o DNA encontrado em amostras que foram enviadas para o laboratório.

O programa já está sendo usado em 38 estados nos Estados Unidos e em países como Canadá, Israel e Singapura.

A Poo Prints está na espera do processo de patente do programa ser finalizado.