Jack, que passou de 20,5 kg para 14,15 kg em seis meses, venceu o concurso “Pet Fit Club”, da ONG britĆ¢nica PDSA, que quer estimular a boa alimentaĆ§Ć£o e o fim do sedentarismo entre animais de estimaĆ§Ć£o.

“Ele era obeso mĆ³rbido e mal podia andar quando o adotamos”, recorda Rose. AlĆ©m disso, o animal estava ficando surdo, porque o excesso de gordura bloqueava seus canais auditivos.

Depois de uma visita ao veterinƔrio, ele passou a ser submetido a uma nova rotina, com raƧƵes menos gordurosas e, em vez de restos de comida, alguns legumes.

“Hoje, ele Ć© um cachorro diferente”, prossegue sua dona. “Ele estĆ” em forma e feliz.”

 

 

Maus HƔbitos

Realizado desde 2005, o “Pet Fit Club” jĆ” acompanhou o emagrecimento de 68 animais de estimaĆ§Ć£o, entre cachorros, gatos e coelhos. A PDSA adverte que muitos animais engordam por culpa de maus hĆ”bitos alimentares promovidos por seus donos.

Um levantamento da ONG feito no Reino Unido apontou que um terƧo dos cachorros pesquisados comia principalmente restos de comida humana, e 42% recebiam algum tipo de guloseima diariamente. Por isso, estima-se que 35% dos cĆ£es britĆ¢nicos sofram de excesso de peso ou obesidade.

No caso dos gatos, os vilƵes da alimentaĆ§Ć£o sĆ£o os pedaƧos de queijo, doces e batatinhas que eles ganham dos donos. E muitos coelhinhos de estimaĆ§Ć£o tambĆ©m tĆŖm uma dieta inadequada: nĆ£o comem feno suficiente e comem muesli em excesso, o que pode causar problemas dentĆ”rios e gordurinhas extras.

“Animais de estimaĆ§Ć£o com excesso de peso correm sĆ©rios riscos de saĆŗde, como (o de desenvolver) diabetes, males cardĆ­acos e artrite. TambĆ©m tĆŖm uma expectativa de vida menor”, adverte comunicado da PDSA. “Comida em excesso ou incorreta sĆ£o as principais causas disso.”

 

Menos biscoito, mais atividades

AlĆ©m de Jack, outros 16 animais se saĆ­ram bem no “Pet Fit Club”.

O border collie Merlin, por exemplo, perdeu 11 kg (passou de 42 kg, mais do dobro de seu peso ideal, para 31 kg) depois de abandonar uma dieta baseada em biscoitos. O excesso de gordura vinha causando artrite no animal.

“Ele ainda tem o hĆ”bito de beliscar comida sempre que pode, mas seu novo peso fez dele (um cĆ£o) mais ativo, saudĆ”vel e feliz”, afirma a PDSA.

A diferenƧa de peso tambƩm Ʃ visƭvel no gato malhado Billie, antes acostumado a comer o dobro do que deveria. Assim como Merlin, ele tambƩm tinha praticamente o dobro de seu peso ideal, mas estƔ entrando em forma: jƔ perdeu dois quilos e 13 centƭmetros de cintura.

Segundo a PDSA, “isso Ć© particularmente impressionante no caso de gatos, que costumam ter perdas de peso lentas. Dietas devem ser supervisionadas por veterinĆ”rios”.

 

Fonte BBC Brasil.