Se você achava que a conexão entre cão e tutor era algo somente baseado em interesses (você, interessado na companhia do cão e o cão interessado na ração fresquinha de todo dia), saiba que está tremendamente enganado ou enganada. A verdade é que a conexão entre cão e tutor é muito mais profunda do que isso e a ciência provou de uma maneira incrível. E para entender tudo sobre o tema, continue lendo!

Vamos lá?

Conexão entre cão e tutor

Cão com uma plaquinha de coração – Foto: Freepik

Conexão entre cão e tutor – A ciência prova que ela pode ser como a conexão de mãe e filho

Há pessoas que discordam em chamar os cães de filhos. E há aquelas pessoas que não abrem mão de usar a expressão. Afinal, a relação de ambos é baseada em amor, carinho, fraternidade e muita amizade. E o resultado disso é algo incrível que acontece em ambos (tutor e seu cão).

Você já ouviu falar do hormônio do amor? Este é um hormônio que se desenvolve no organismo a partir do momento que há a liberação de energias positivas em momentos específicos, como uma troca de olhares entre mãe e filho. O hormônio do amor possui um nome científico, que é a Ocitocina. E o mais incrível, é que a Ocitocina foi encontrada em amostras de pesquisadores que testaram o relacionamento entre tutores e seus cães!

A descoberta foi publicada na revista Science, onde pesquisadores colocaram tutores e cães em um local para interagirem, de modo que trocassem olhares e carinhos. Depois, foram coletadas amostras de urina de ambos para a realização de testes. E as amostras trouxeram aquilo que nos coloca em uma posição de pais e mães de nossos cães: O hormônio do amor, a Ocitocina, apareceu nos momentos em que houve interação e não apareceu nos momentos que não houve.

Na prática, isto significa que somos capazes de gerar a Ocitocina quando estamos em contato com nosso pet. E ele, claro, também é capaz de gerá-la. Este hormônio está presente na mesma conexão que ocorre, por exemplo, a partir da troca de olhares entre mãe e filho. Então, para quem estava receoso ou não sentia confiança para chamar o cãozinho de filho, aí está uma excelente oportunidade para apelidá-lo assim! Por que não?

Veja também: Lambeijos do cachorro fazem mal? Entenda aqui

Conexão entre cão e tutor: Como se conectar melhor com seu cão? Veja o que fazer para que vocês se aproximem ainda mais

A ciência nos mostra que a conexão entre cão e tutor pode ser considerada muito parecida com a conexão que há entre mãe e filho. É claro que guardadas as devidas proporções. Mas, do ponto de vista químico e de reações do nosso organismo, a conexão é a mesma. Afinal, a Ocitocina prova isso, de modo que ela só é liberada em situações muito específicas da vida do ser humano.

E para que isso aconteça, basta que você e seu melhor amigo sejam, de fato, amigos. A conexão de amizade e fraternidade, faz com que vocês possam curtir bons momentos juntos. Porém, para aqueles tutores que se sentem desconectados e acreditam que a Ocitocina não apareceria em amostras de urina, separamos uma lista com algumas atitudes que você pode tomar para que você se conecte ainda mais com seu pet.

Veja abaixo:

  • Brinque mais com seu cachorro – Isto fará com que ele se conecte com você de maneira divertida;
  • Os passeios para caminhar podem ser momentos agradáveis para familiarização;
  • Não deixe de adestrar seu cachorro – Isto fará com que ele sinta ainda mais amor por você;
  • No caso de cães agressivos, estressados e ansiosos – Como gerar conexão de forma natural?;

Vamos estudar cada uma das situações a partir de agora. Acompanhe!

conexão entre cão e tutor

Tutora deitada do lado do seu cachorro – Foto: Freepik

Conexão entre cão e tutor: Brinque mais com seu cachorro – Isto fará com que ele se conecte com você de maneira divertida

Melhorar a conexão entre cão e tutor não é um passo a passo ou uma fórmula mágica. Na verdade, a conexão vai acontecer de maneira natural, a partir do momento que vocês conseguem ter momentos agradáveis juntos. É claro que para o cachorro, o tutor sempre será o motivo principal pela existência dele. Ou seja, os cães são verdadeiros fiéis escudeiros de seus tutores. O que é motivo suficiente para que a Ocitocina esteja presente em momentos de alegria e fraternidade.

E estes momentos podem acontecer de forma natural a partir das brincadeiras. A gente sabe que o dia a dia corrido e cansativo, muitas vezes faz com que adiemos os planos de brincar mais com o cão. Ou, faz encurtar as brincadeiras, e jogamos menos vezes a bolinha para eles buscarem. A conexão entre vocês não vai se perder. Mas vai reduzir. Por isso, brincar muito é fundamental para manter a proximidade.

Por mais que hajam muitos tipos de brinquedos que o cão pode se divertir sozinho, nenhum brinquedo vai substituir as brincadeiras em que você, tutor ou tutora, participa ativamente. Seu cão ama você!

Veja também: Melhores brinquedos para cachorro.

conexão entre cão e tutor

Brincando com o cachorro no parque – Foto: Freepik

Os passeios para caminhar podem ser um momento agradável para familiarização

Se os cães falassem e pudessem fazer uma lista das atividades que eles mais gostam de fazer, talvez as caminhadas estivessem no topo da lista. Mas, claro, isto não é uma regra. Alguns cães não vão gostar de passear e são verdadeiros sedentários – o que é fofo, mas pode trazer muitos riscos para a saúde. Por isso, instigue seu cão a passear. E aqueles que já adoram a atividade, não pare de fazer.

As caminhadas fazem com que o cachorro possa “abrir a mente” de uma maneira incrível. E nestas aberturas de mente, a conexão entre vocês tem ainda mais espaço para acontecer. Por isso, para quem quer melhorar a relação com o cachorro, os passeios na rua podem ser ótimas alternativas para que isto aconteça.

Se você ainda não caminha com seu cão ou sai muito pouco, alguns cuidados precisam ser considerados. Lembre-se que o seu cão é um animal. Por mais que os passeios possam gerar uma amizade maior entre vocês, é preciso ter alguns limites durante a atividade. E um destes limites, pode ser acionado com o uso de coleiras corretas. Para te ajudar a escolher a coleira certa, veja nosso artigo sobre tipos de coleiras.

Caminhadas melhoram a saúde física e a saúde mental do pet. Ele tende a ter menos problemas cardiovasculares, evita diabetes, evita o sedentarismo e faz com que ele fique menos estressado e ansioso. Eduque seu pet para caminhadas seguras e, se o pet travar no passeio, não force a barra. Respeitar o tempo dele e dar a paciência necessária será fundamental para que haja uma boa conexão entre cão e tutor.

conexão entre cão e tutor

Tutora sorrindo com seu cachorro no colo – Foto: Freepik

Não deixe de adestrar seu cachorro – Isto fará com que ele sinta ainda mais amor por você

Muitas pessoas acreditam que o adestramento é só para ocasiões especiais ou para ensinar habilidades ou manobras para o cão. E este pensamento acaba gerando a falsa sensação de que não é necessário adestrar o cachorro. Quando na verdade, o adestramento é muito mais do que simplesmente o ensinamento de táticas ou manobras.

O adestramento de cachorro é, na verdade, uma ótima forma de gerar conexão entre cão e tutor, uma vez que o cão aprende a se comportar e se condiciona de forma saudável em determinadas situações.

Portanto, se você quer ter a certeza de que vocês estão gerando a Ocitocina (hormônio do amor), tenha certeza que o animal está condicionado o suficiente para entender que você é o líder dele. Esta não é uma forma de gerar “imposição” para alguma situação. Mas sim, para fazer o cachorro entender os limites dele e, com isso, não sofrer com estresses ou ansiedades desnecessárias.

O adestramento faz o cão enxergar as coisas de maneira diferente, uma vez que isso ajuda a equilibrar a saúde mental dele. E, como você sabe, a saúde mental do cachorro é o que dará estabilidade para uma vida cheia de amor e carinho com seu tutor.

No caso de cães agressivos, estressados e ansiosos – Como gerar conexão de forma natural?

Tutores que têm cães agressivos dentro de casa, certamente vão ter um pouco mais de dificuldades para gerar conexões. Afinal, a agressividade pode gerar momentos muito desafiadores e desconfortáveis para ambos. E a melhor maneira de consertar isso, é com um bom adestramento – vide tópico anterior. Desta forma, você poderá descobrir o que deixa o cão agressivo e agir para que isto deixe de acontecer.

E o mesmo vale para situações de estresse e ansiedade. Muitas vezes a agressividade parte, inclusive, de situações de estresse e ansiedade, onde o animal está se sentimento mal com alguma condição do ambiente. Nestes momentos, os níveis de Ocitocina podem não estar tão presentes na vida do animal. E para que você consiga gerar uma conexão mais forte, é importante romper esta barreira.

Mas faça isso com ajuda de especialistas, ok? Nunca force a barra ou tente “fórmulas mágicas”. Dê tempo ao seu pet e, com paciência, vocês dois conseguirão gerar uma incrível conexão de ainda mais amor!