A inteligência dos cães nos surpreende cada vez mais. O que você pensaria se alguém te dissesse que uma cachorra é capaz de ler?

Nos Estados Unidos, Maureen Ward afirma ter ensinado sua cadela Mia a ler. Ela ainda não chegou aos livros, mas responde aos comandos de sua tutora através de cartazes com palavras específicas.

 

Mia lendo o cartaz "vergonha". (Foto: Reprodução / Wave 3)

Mia lendo o cartaz “vergonha”. (Foto: Reprodução / Wave 3)

 

Maureen e Mia fizeram muito sucesso durante uma apresentação em uma escola na cidade de Louisville, no estado de Kentucky.

Mia, que é da raça mini Pastor Autraliano, entende muitas palavras: high five (algo como “bate aqui”), pula, vergonha, acena, deita, rola, gira e bang (pra fingir de morta).

Antes da apresentação, Maureen deixou que alguém embaralhasse seus cartazes para provar que ela não seguia apenas uma ordem de comandos.

A treinadora afirma que pode ensinar qualquer cachorro a ler em apenas quatro semanas, inclusive ela já está ensinando um boiadeiro bernês chamado Bower.

 

Maureen Ward com os cães Mia e Bower. Mia lendo o cartaz "vergonha". (Foto: Reprodução / Wave 3)

Maureen Ward com os cães Mia e Bower. Mia lendo o cartaz “vergonha”. (Foto: Reprodução / Wave 3)

 

E como ela faz isso? Primeiro, Maureen ensina os comandos através da voz. Depois, ela vai falando e mostrando a palavra de cada comando. Com o tempo, o cão associa a palavra ao comando.

De acordo com a treinadora, os cachorros aprendem a ler de maneira muita parecida com os humanos, mostrando as letras e pronunciando.

No vídeo abaixo é possível ver a apresentação da cachorra Mia:

 

wave3.com-Louisville News, Weather

 

*O vídeo está em inglês, mas tudo já foi explicado no texto acima.