A inteligĆŖncia dos cĆ£es nos surpreende cada vez mais. O que vocĆŖ pensaria se alguĆ©m te dissesse que uma cachorra Ć© capaz de ler?

Nos Estados Unidos, Maureen Ward afirma ter ensinado sua cadela Mia a ler. Ela ainda nĆ£o chegou aos livros, mas responde aos comandos de sua tutora atravĆ©s de cartazes com palavras especĆ­ficas.

 

Mia lendo o cartaz "vergonha". (Foto: ReproduĆ§Ć£o / Wave 3)

Mia lendo o cartaz “vergonha”. (Foto: ReproduĆ§Ć£o / Wave 3)

 

Maureen e Mia fizeram muito sucesso durante umaĀ apresentaĆ§Ć£o em uma escola na cidade deĀ Louisville, no estado de Kentucky.

Mia, que Ć© da raƧa mini Pastor Autraliano, entende muitas palavras: high five (algo como “bate aqui”), pula, vergonha, acena, deita, rola, gira e bang (pra fingir de morta).

Antes da apresentaĆ§Ć£o, Maureen deixou que alguĆ©m embaralhasse seus cartazes para provar que ela nĆ£o seguia apenas uma ordem de comandos.

A treinadora afirma que pode ensinar qualquer cachorro a ler em apenas quatro semanas, inclusive ela jĆ” estĆ” ensinando um boiadeiro bernĆŖs chamado Bower.

 

Maureen Ward com os cĆ£es Mia e Bower. Mia lendo o cartaz "vergonha". (Foto: ReproduĆ§Ć£o / Wave 3)

Maureen Ward com os cĆ£es Mia e Bower. Mia lendo o cartaz “vergonha”. (Foto: ReproduĆ§Ć£o / Wave 3)

 

E como ela faz isso? Primeiro, Maureen ensina os comandos atravĆ©s da voz. Depois, ela vai falando e mostrando a palavra de cada comando. Com o tempo, o cĆ£o associa a palavra ao comando.

De acordo com a treinadora, os cachorros aprendem a ler de maneira muita parecida com os humanos, mostrando as letras e pronunciando.

No vĆ­deo abaixo Ć© possĆ­vel ver a apresentaĆ§Ć£o da cachorra Mia:

 

wave3.com-Louisville News, Weather

 

*O vĆ­deo estĆ” em inglĆŖs, mas tudo jĆ” foi explicado no texto acima.