Nós já vimos cães treinados ajudarem pessoas diferentes deficiências físicas e a encontrar sobreviventes após acidentes graves. Mas você sabia que os cães também podem ser treinados para ser salva-vidas em praias?

Sim, e agora nós temos o primeiro cão salva-vidas do Brasil, o Labrador Ice.

O cachorro já é um grande herói. Ele, que faz parte da quarta geração de labradores de resgate de Santa Catarina, já recebeu oito medalhas internacionais pelos seus serviços e prestou socorro às vítimas da tragédia em Mariana (MG).

O cão Ice já recebeu oito medalhas internacionais pelos seus serviços. (Foto: Reprodução / Veja)

Além disso, Ice também atende como cão terapeuta no Hospital Marieta Konder, em Itajaí, na região do Vale.

Cão salva-vidas: função

Agora, o cão tem uma nova função, ele irá ajudar salvar as pessoas do afogamento. Ice é o primeiro cão salva-vidas do Brasil e sua função é ajudar nos salvamentos a mais de uma vítima.

Enquanto, seus colegas retiram uma pessoa no mar, ele nada e entrega o flutuador para a outra vítima.

Segunda-feira, dia 16 de janeiro, foi o primeiro dia de trabalho do cão, que está atuando na praia das Cabeçudas, em Itajaí.

O turno de Ice, que também usa uniforme de identificação como seus colegas do 7° Batalhão de Bombeiros Militar de Itajaí, é das 15h às 20h, horário que o sol está mais ameno.

Ice agora é um cão salva-vidas e irá ajudar a salvar as pessoas do afogamento. (Foto: Reprodução / Estadão)

Nos momentos em que não está em ocorrências, o cão fica na sombra, sendo constantemente hidratado.

O Labrador tem hoje sete anos de idade, mas começou a ser treinado quando tinha dois meses de idade pelo sargento Evandro Amorin, com quem enfrentou dezenas de missões importantes, até que Amorin se aposentou.

Agora, Ice ganhou um novo companheiro, o soldado Thiago Amorin, filho do sargento Evandro. “Ice é da nossa família, é meu irmão e estou muito orgulhoso dele”, disse o sargento.