O trabalho oferecido pelo Projeto Alfhaville Dogs com as senhoras da instituição filantrópica católica Casa de Nazaré, que há 70 anos cuida de pessoas na terceira idade, é um exemplo muito especial e inspirador de trabalho com cães de serviço sendo feito em Fortaleza, Ceará, que merece destaque.

Festinha de São Jõao com a Alfhaville Dogs. Foto: Divulgação

Festinha de São Jõao com a Alfhaville Dogs. Foto: Divulgação

O Projeto de Terapia Assistida por Cães na Casa de Nazaré começou em setembro de 2011 na Casa de Nazaré, com o investidor social MSD Saúde Animal e coordenação a nível São Paulo pela  TAC.

Foram convidadas para coordenar o projeto a pedagoga Narriman Borges, que possui experiência vasta e diversos cursos na área de Terapia Assistida por Cães, e a psicóloga Ingrid Borges.

Inicialmente, o projeto contava com uma equipe inicial de fisioterapeuta, psicóloga, pedagoga/condutora dos cães, adestrador, assistente social da Casa e estagiários da Faculdade FIC de fisioterapia.

As idosas que iriam participar foram indicadas pela assistente social da Casa, Marcia Correia, a partir da afeição que tinham com os cães. Das 13 senhoras iniciais, o grupo assistido passou para 16, o limite máximo.

Por ser uma Terapia Assistida por Cães, todas as atividades são planejadas, tabuladas e avaliadas, sempre com o intuito de atingir um objetivo pré-definido. A cada 6 meses as idosas passam por uma avaliação para acompanhar o progresso dos encontros em seus estados físicos e psíquicos.

Com o passar do tempo, as idosas se apegaram aos cães e ao amor incondicional que só um animal pode oferecer. Elas aguardam ansiosamente o dia das sessões e ao observar os cães entrando no aposento, felizes e prontos para acolher a todos, sem discriminação, o que antes era dor, tristeza e solidão, se torna com o passar das atividades em alegria, risadas e bem-estar.

Raimunda Alencar, uma das senhoras que participa dos encontros,  disse:

 

Antes do projeto não conseguia segurar nada com essa mão, e sentia muita dor nos ombros e  de tanto brincar com os cachorrinhos não sinto mais nada.

 

 

Para que a terapia faça efeito e a confiança não seja quebrada, os responsáveis pelo projeto têm que seguir os horários religiosamente. É preciso manter em mente que essas senhoras já foram decepcionadas anteriormente.

 

Os cães do Projeto Afhaville Dogs e o treinamento

Outubro Rosa -Conscientização do uso de medicamentos contínuos, mostrando os remédios usados pelos cães. Foto: Divulgação

Outubro Rosa -Conscientização do uso de medicamentos contínuos, mostrando os remédios usados pelos cães. Foto: Divulgação

Atualmente 5 cães participam do projeto: Aninha e Clarinha (Poodle), Jully (Schnauzer), Lua (Shih-Tzu) e Nica (Yorkshire Terrier).

Os cães são avaliados a partir dos 30 dias de vida para determinar traços importantes como quais são os mais receptivos, sensíveis, calmos, etc.

Com 60 dias os cães são reavaliados e então escolhidos na ninhada. Estes cães recebem a primeira educação da mãe, socialização e aprendem a dividir com os irmãos.Por isso a necessidade de manter por mais tempo a ninhada unida e não separar imediatamente.

Após serem escolhidos, começam as brincadeiras, toques de carinho, dessensibilização das patas, orelhas e corpo. O treinamento é desenvolvido como se fosse uma grande brincadeira. Os cães saem muito de casa para se acostumarem com pessoas e barulhos.

Então, os cães passam por uma avaliação psicológica para que o condutor de fato tenha segurança que o animal está preparado.

Uma vez que o trabalho começa, os cães são vermifugados obrigatoriamente de 3 em 3 meses, totalmente vacinados,  avaliados pelo médico veterinário que exige exames de sangue , fezes, urina de 6 em 6 meses e avaliação bucal para constatar que estão completamente sadios sem risco de passar qualquer problema as idosas.

 

A atualidade

Foto: Divulgação

Hoje com 2 anos de trabalho, os resultados são visíveis no melhor desempenho das idosas de realizar tarefas corriqueiras, na noção espacial e temporal, nos quadros depressivos e de humor, na melhor auto-estima, melhor compreensão da necessidade de usos de medicamentos contínuos e no maior interesse em estarem conectadas com o que se passa além dos muros da instituição.

Mesmo com todas as conquistas positivas alcançadas, em Fevereiro desde ano, a MSD Saúde Animal fechou a fábrica em Fortaleza e o projeto perdeu seu patrocinador.

O Alfhaville Dog, que já desenvolvia este trabalho em outras instituições, continuou voluntariamente, com atendimento nas segundas e quartas -feiras das 9:30hs á 10:30hs.Se tornando apartir de fevereiro o Projeto Alfhaville Dog de Terapia Assistida por Cães.

Hoje, só com pedagoga/condutora dos cães, trabalhando com a mesma intensidade , com os mesmos exercícios e mantendo o projeto.

O Projeto Alfhaville Dog de Terapia Assistida por Cães precisa de um novo investidor social para que o belo trabalho continue e para que tantas pessoas necessitadas de um afago e atenção sejam atendidas.

 

Confira mais fotos do Projeto na Casa de Nazaré, APAE e Casa da Esperança