A unidade de Resgate Animal, integrante do trabalho de apoio do de Referência para Animais em Situação de Risco (CRAR) na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) já está funcionando. Ou seja, esse é um serviço de resgate para animais em perigo na capital paranaense. Esse atendimento ainda conta com uma ambulância para cuidar dos bichinhos abandonados.

O lançamento da iniciativa contou com mascotinhos que já foram retirados da rua. E ainda o cachorrinho Duke, que faz parte da Guarda Municipal. Além disso, esse apoio estabeleceu a segunda fase da campanha publicitária de incentivo tanto a adoção quanto a guarda-responsável.

Vale salientar que a iniciativa também teve a entrega do primeiro lote de rações do Banco de Ração da Prefeitura a ONGs (Organizações Não Governamentais) da causa animal. Conforme a Administração Municipal, Curitiba deve ser a primeira cidade brasileira a oferecer tamanho suporte para os pets em condição de vulnerabilidade.

Afinal, cerca de 37 mil cirurgias já foram efetuadas pelo Programa Municipal de Castração Gratuita desde o segundo semestre de 2017.

Conheça o serviço de resgate para animais em perigo

É importante frisar que o cidadão pode entrar em contato com esse suporte pela Central 156, da Prefeitura de Curitiba. Todos os bichinhos que serão socorridos pelo novo trabalho tendem a ser identificados e devidamente cadastrados.

O serviço de resgate para animais em perigo terá atendimento no CRAR e nas unidades universitárias veterinárias que formalizaram parceria com a cidade. No Centro de Referência, pelo contrato dos trabalhos de apoio, serão oferecidas a limpeza de instalações, manejo de rotina e aumento na promoção de adoção de bichinhos alojados.

Todavia, o novo serviço voltado aos animais ainda deve oportunizar o acolhimento de animais agressivos em vias públicas.

Unidade móvel

O serviço de resgate para animais em perigo em Curitiba possui uma unidade móvel com capacidade para realizar atendimentos de emergências. Assim, os principais animais tratados são cachorros e felinos em situação de rua. E que acabam se acidentando com perigo de morte nas ruas e locais públicos.

Adoção de animais

A Administração Municipal também lançou a nova fase da campanha de adoção de cães e gatos do município. Afinal, os pets resgatados pelo município terão as suas imagens colocadas no mobiliário urbano. O intuito é reforçar que um amigo, mesmo um companheirinho de quatro patas, deve ser encontrado e não meramente comprado.

Portanto, os interessados podem se encaminhar tanto ao CRAR quanto as ONGs e protetores parceiros da Prefeitura de Curitiba.