Você já ouviu falar em coprofagia? Talvez esse nome não seja tão familiar pra você. No entanto, você já deve ter presenciado esse comportamento vindo de seu animalzinho.

Sem mais mistérios, a coprofagia trata-se daquele hábito que o seu cachorro pode desenvolver de comer as próprias fezes, ou então as de outros animais. Esse comportamento pode ser mais normal do que se parece.

No entanto, apesar de normal, é necessário que sejam tomadas providências para que seu cão deixe de se comportar dessa maneira. Os riscos da coprofagia para a saúde não são tão eminentes, mas existem.

Contudo, para que você tome alguma atitude para evitar ou, até mesmo, tratar a coprofagia, é necessário que você saiba mais sobre ela, as razões e como impedir. Por isso, continue a leitura e descubra mais sobre esse assunto. Vai ser interessante!

O que é coprofagia?

cachorros que adoram o calor

Como dito anteriormente, de forma simplificada a coprofagia se trata do hábito que o seu cão pode desenvolver de comer fezes. Entretanto, esse hábito nem sempre é perigoso.

Na verdade, a coprofagia só é perigosa, de fato, quando o seu cão ingere fezes que contém parasitas. Mas, você há de convir que é melhor prevenir do que remediar. Por isso, é necessário que esse comportamento pare de ser um hábito.

Por pior que seja, não é incomum, contudo, que esse comportamento apareça no dia a dia do seu cãozinho. Isso porque essa é a forma que eles têm de chamar a sua atenção e apontar que há alguma coisa errada com o animal.

É importante, sobretudo, que você esteja sempre atento aos sinais. Por isso, saiba quais são as causas da coprofagia.

Quais são as causas da coprofagia?

sintomas cálculo renal em cachorro

Esse comportamento não tem, a princípio, uma razão específica. Assim sendo, seu cachorrinho pode apresentar esse comportamento levado a diversas motivações. Um dos motivos pode ser por uma simples imitação.

Imitação, como assim? Bom, quando a fêmea pari os cachorrinhos, ela costuma limpar as fezes e a urina dos filhotes lambendo. Por isso, os pequenos podem querer imitar as ações da mãe e acabar por ingerir as fezes.

Outra causa para a coprofagia pode estar relacionada aos hábitos alimentares do seu cão. Afinal, cachorros muito famintos, com problemas para a digestão, com vermes ou até mesmo com algum distúrbio na absorção de alimentos podem começar a ingestão de fezes.

O tédio, estresse e ansiedade, bem como a punição excessiva também podem contribuir para o surgimento da coprofagia. Além disso, até mesmo a má distribuição de espaço para o seu cachorro pode influenciar nesse hábito.

Veja, a seguir, dicas de como impedir, de fato, esse comportamento em seu cão. São ações fáceis, que garantirão a boa saúde do seu cãozinho.

Como impedir esse comportamento?

emoções do cachorro

Você pode tomar uma série de precauções a fim de evitar que o seu cão ingira as fezes. É possível, por exemplo, manter os filhotes sempre limpos quando a fêmea der a luz. Assim não haverá a imitação de comportamento.

Seu cão pode apresentar a coprofagia por conta da solidão. Nesses casos, então, vale dedicar um momento do seu dia para fazer alguma atividade com o seu cão. Dessa maneira, seu cachorrinho sentirá o carinho e aconchego e não desenvolverá esse hábito ruim.

Em caso de estresse, ansiedade ou tédio, a atenção, carinho e cuidado com o seu pet irá ajudar muito também. Assim como auxiliará alimentar o seu cão mais de uma vez por dia.

Ao alimentar o seu cão de forma mais regular, impedirá, posteriormente, que o bichinho sinta fome e que tenha o impulso de comer fezes. Mas, cuidado! Alimente o seu cão em pequenas porções. Senão, você eliminará a coprofagia e causará a obesidade no seu cãozinho.

Além disso, para o problema de punição excessiva, tente maneirar. Sendo assim, não chame a atenção do seu cão toda a vez que ele fizer cocô no lugar errado. Ele pode acabar comendo as fezes para não deixar você bravo.

filhotes de cachorro

Não se esqueça de não deixar que a sujeira e os excrementos do seu bichinho acumulem. Isso evita que , em consequência, o seu cão coma as fezes que ficam onde ele costuma ficar.

Bom, se tudo isso não adiantar, a melhor coisa a ser feita, de fato, é buscar a ajuda de um profissional qualificado. Ou seja, de um veterinário. Somente ele poderá indicar o que poderá ser feito.

Seu veterinário pode indicar, portanto, algum tratamento mais direcionado ao seu cão. Por isso, não hesite se o problema surgir, ou permanecer por muito tempo.

Além do mais, é importante que você mantenha um hábito de fazer check-up em seu cão. Assim, poderá estar informado a respeito de algum tipo de distúrbio que pode causar a coprofagia. E não só isso, mas também para manter a boa saúde do seu bichinho de estimação.

Por que tratar a coprofagia?

cães sentem saudade

Não se esqueça que, por mais que não se tenha tantos riscos quantos outros animais, os cães ainda podem ter problemas de saúde pelo consumo das fezes. E não é só isso. Lembre-se que esse comportamento é sinal de algo a mais.

O seu cãozinho está tentando lhe alertar que algo está errado. Pense que o comportamento do seu cão pode se assemelhar ao de uma criança. Eles não podem comunicar claramente o que está acontecendo. Apresentar comportamentos inadequados é a única saída que eles veem.

Em suma, esteja sempre atento aos sinais que o seu cão dá a você. Leve ele às consultas com o veterinário. Afinal, assim como nós, eles precisam manter a saúde em dia. Cuide do seu cãozinho!