Crueldade animal é associada à comportamento assassino

 

O ato grotesco de um ser humano maltratar um animal, seja de maneira passiva (e.:negligência) ou ativa (ex.:espancamento), é considerado crime na maioria dos países, e segundo pesquisadores, a crueldade contra o animal pode ser um sinal inicial de um possível sociopata.

O agente especial do FBI Alan Brantly acreditava que a crueldade contra o animal servia como uma espécie de ensaio para posteriormente começar com vítimas humanas. O animal, visto como vulnerável e fraco, seria considerado a oportunidade para desopilar e abstrair da frustração e agressão que muitos serial killers, quando criança, sofrem no ambiente doméstico.

Wright e Hensley (2003) apontaram três temas recorrentes no estudo de cinco casos de serial killers: Quando criança, eles descontavam a frustração nos animais, já que a pessoa causando sofrimento era muito mais forte e poderosa para ser abatida; eles sentiam que retomavam algum nível de controle em suas vidas através da tortura animal; eles ganhavam poder e controle necessário para causa sofrimento à alguém mais fraco, posteriormente escalando para humanos.

A Macdonald Triad (tríade Macdonald), também conhecida como tríade sociopata, é um conjunto de três comportamentos que se apresentados juntos, poderiam ser um possível indício de tendências violentas. Os comportamentos seriam crueldade animal, obsessão com fogo e o hábito de molhar a cama após a idade de 5 anos. Por exemplo, Richard Kuklinski, Dennis Rades e Gary Ridgway, todos serial killers, todos costumavam praticar atos cruéis contra animais.

Em um estudo com 84 presidiários considerados violentos criminosos, estes sendo divididos em não-agressivos (53) e agressivos e violentos (31), três quartos dos criminosos violentos possuíram pelo menos 1 ou 2 itens da tríade, e 45% possuíram os três.

A tríade não foi provada, porém muitos criminologistas a usam como base para traçar perfis de possíveis criminosos.

Alguns países já levam em consideração essas evidências, principalmente na hora de condenar os criminosos com penas mais rígidas. O fato é que ainda estamos muito longe de onde deveríamos estar.

 

Fontes pesquisadas: Fonte 3.