Produzido pela DeadLens Picture, o curta “Gift” (presente em tradução livre) nos leva em uma viagem de 4 minutos e nos faz enxergar em uma situação fictícia algo que acontece o tempo inteiro: o abandono de animais e a posse irresponsável.

Só que dessa vez, acompanhamos todas as fases do abandono através da história de uma garotinha ruiva que é adotada por uma família. Uma vez que o momento da novidade passa, a família vai gradativamente a excluindo de sua vida. Ela não recebe atenção, ninguém realmente dedica tempo algum para ela e basicamente se espera que a partir de então sua vida se resuma a ficar no canto, sem estímulo físico, mental e emocional. Uma existência ainda mais triste da que ela levada antes de supostamente receber uma segunda chance.

 

 

Um dos pontos muito interessantes desse trabalho é que ele expõe que o abandono começa em todas as rejeições diárias que o animal é submetido, quando o tutor não se compromete a suprir as necessidades do pet.

Assim como nós, os cachorros não nascem sabendo quanto as regras da nossa sociedade e como eles devem se comportar. Por isso, esperar que o cão magicamente seja perfeito, sem investir tempo, dedicação e amor, é uma fórmula fatal para uma situação insustentável.

O mais injusto é saber que muitos justificam o abandono como se a culpa fosse do animal, tentando inverter o papel da vítima com o do malfeitor. No exemplo do vídeo, o problema foi da criança que não soube brincar direito, não do real culpado, o pai que desistiu há muito tempo ao negligenciá-la. Na vida real, o problema é com o cachorro que late muito, está destrutivo, agressivo e não corresponde as expectativas, e não do tutor, que não oferece nem o básico para seu pet.

Com a frase “Seja responsável, dê, adote conscientemente”, os autores de Gift querem passar que, assim como pais adotantes, tutores devem entender que têm as mesmas obrigações de zelar por aquele ser.