O deficiente visual Albert Rizzi passou por uma situação constrangedora e absurda nessa semana: ele e seu cão-guia Doxy foram expulsos de um voo nos Estados Unidos.

Uma comissário de bordo da companhia aérea US Airways não permitiu que o avião decolasse porque o cão-guia não estava completamente embaixo do assento. Mas o cachorro estava cansado porque o avião estava esperando há uma hora e meia para decolar.

Após Albert e Doxy serem retirados do avião, houve uma revolta de outros passageiros que se recusaram a voar. Com a confusão o voo foi cancelado e os passageiros fizeram a viagem da Filadélfia para Long Island de ônibus.

Segundo o Daily Mail, a companhia US Airways afirmou que Albert foi ofendido verbalmente e que vai investigar o caso.

O que é cão-guia

Cão-guia é um cão especialmente treinado para ajudar pessoas com deficiência visual a se deslocarem com segurança. Esses cães são treinados para seguir comandos, como parar em cruzamentos e evitar obstáculos no caminho, ajudando seu tutor a se locomover de forma autônoma e confiante.

Além disso, os cães-guia são treinados para serem calmos e focados em seu trabalho, permitindo que seu tutor se concentre em outras tarefas sem se preocupar com a navegação do ambiente.

Existem várias raças de cães que são excelentes como cães-guia para pessoas com deficiência visual. Algumas das melhores raças incluem:

  1. Labrador Retriever: Essa raça é a mais comumente usada como cão-guia. Eles são inteligentes, amigáveis, confiáveis e têm uma personalidade calma.
  2. Golden Retriever: Esses cães são gentis, fáceis de treinar e possuem uma personalidade amigável. Eles também são conhecidos por serem muito carinhosos e leais.
  3. Pastor Alemão: Essa raça é uma das mais inteligentes e trabalhadoras. Eles são extremamente leais e protetores, tornando-os uma excelente escolha para cães-guia.
  4. Poodle: Os Poodles são muito inteligentes e fáceis de treinar. Eles também são conhecidos por serem hipoalergênicos, tornando-os uma escolha popular para pessoas com alergias.
  5. Boxer: Esses cães são conhecidos por serem animados, enérgicos e leais. Eles também são bastante protetores e são muito bons como cães-guia.

No entanto, é importante lembrar que cada cão é único e pode ter características diferentes, independentemente da raça. A escolha do cão-guia deve ser baseada em