Agora que as leis que punem pessoas que cometem maus-tratos contra animais no Brasil estão realmente sendo praticadas, é extremamente importante que qualquer tipo de maus-tratos ou agressão praticados contra qualquer animal seja denunciado.

Pensando em ajudar nisso, a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal já está em total funcionamento no estado de São Paulo. Ela vem para facilitar e auxiliar a população na hora de denunciar os casos de maus-tratos ocorridos pelo Estado, já que essas denúncias agora podem ser feitas totalmente on-line, pela internet.

Delegacia Eletrônica de Proteção Animal recebe denúncias de maus-tratos pela internet. (Foto: Reprodução / DEPA)

As denúncias feitas pela internet podem ser anônimas, é preciso apenas que a pessoa entre no site da delegacia eletrônica, que é bastante fácil de navegar, e preencha todos os campos necessários.

É necessário informar data, local e horário aproximado em que ocorreu o crime, se existia algum veículo envolvido e informações extras, como número de placa, cor e tipo do automóvel e descrição do suspeito, sempre que possível.

Casos ocorridos em todo o Estado de São Paulo podem ser denuciados através do site. (Foto: Reprodução / DEPA)

Também é preciso dizer qual espécie de animal que está sofrendo os maus-tratos, se é cachorro, gato ou outro animal, e detalhes como se o animal é adulto, filhote, se está machucado e tudo mais o que for possível.

Através do site é possível ainda escrever um resumo do caso e até anexar alguma foto, se o denunciante possuir.

Nas denúncias feitas pela internet é preciso que a pessoa entre no site da delegacia eletrônica e preencha todos os campos necessários. (Foto: Reprodução / DEPA)

Quem fizer a denúncia através do site da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal irá receber um retorno após o registro inicial da ocorrência para prestar informações complementares. O denunciante irá receber também um número de protocolo, com o qual ele poderá acompanhar todo o andamento da investigação e do processo.

Através do site é possível escrever um resumo do caso e até anexar alguma foto. (Foto: Reprodução / DEPA)

Após essa fase, o caso é encaminhado para a delegacia da cidade onde o caso de fato ocorreu e ela que ficará responsável por tomar as providências cabíveis.

É importante lembrar que em casos de emergência o ideal ainda é ligar para a Polícia Militar através do número 190.

Para acessar o site oficial da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal é só clicar aqui.

 

Fonte: G1