Hoje em dia, dez detentos do Presídio Estadual de Sobradinho tem uma missão para ocupar os seus dias. Isso porque eles trabalham na construção de casinhas para abrigar cachorros abandonados na região.

As estruturas são encaminhadas para doação e beneficiarão animais abandonados e que estão em situação de maus-tratos. A iniciativa é realizada em conjunto com a organização não governamental (ONG) Anjos da Rua. A organização faz o balanço sobre a demanda de casinhas e consegue os itens necessários por meio de doações.

Com o intuito de promover a inclusão social e até capacitação de pessoas privadas de liberdade, outras ações também são feitas na casa prisional, bem como a produção de peças artesanais e cultivo de hortaliças.

Todos os alimentos gerados na horta da prisão são encaminhados para entidades sem fins lucrativos, projetos sociais e hospitais. Para obter recursos para o trabalho, a compra de adubos e sementes, a unidade prisional conta com ajuda da comunidade.

Fonte: Freepik

Construção das casinhas para abrigar cachorros abandonados

Vale salientar que a construção das casinhas para abrigar cachorros abandonados se beneficia do aprimoramento que os detentos recebem na Oficina de Belas Artes. Nessas aulas, os apenados aprendem técnicas de artesanato e criam com materiais variados, desde madeira, lã, panos, papelão e até EVA.

Todo o material para os trabalhos são comprados por meio do Conselho da Comunidade. Em entrevista a Sua Gazeta Online (GAZ), a diretora do presídio de Sobradinho, Giselda Cezar valorizou todas as atividades de tratamento penal que são efetuadas no local nos dias de hoje.

De acordo com Giselda, cada atividade de inclusão ou qualificação de mão de obra conta com o intuito de desenvolver talentos profissionais e visando ainda que essas pessoas trabalhem questões de cidadania.

Abandono de animais no Brasil

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é que o Brasil conte mais de 30 milhões de animais abandonados. Ao todo, são 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Nas grandes cidades brasileiras, para cada cinco moradores há um cachorro. Destes animais, 10% estão esquecidos pelas ruas.

No interior, em municípios de pequeno porte, o cenário não é muito distinto. Em determinados casos, a quantia de bichinhos abandonados chega a um quarto da população humana. Todavia, o abandono de animais é considerado crime no Brasil!

casinhas para abrigar cachorros abandonados

Foto: Freepik

O artigo 32 da Lei 9.605/98 determina detenção de três meses a 1 ano e multa. A quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos ou realizar experiência dolorosa ou cruel em animal vivo; Além disso, a punição é aumentada de um sexto a um terço se ocorrer morte do animal.

Por isso, denuncie se testemunhar alguma agressão ou abandono de animal na sua cidade!