A diabetes em cães é uma doença muito séria que precisa de um tratamento adequado e sem demoras. Afinal, trata-se de uma das doenças mais letais conhecidas no mundo. Afeta de forma crítica não só os humanos, mas também nossos amigos de quatro patas. E quanto antes diagnosticada, mais chances de controlar a doença teremos. No entanto, você precisa se atentar há alguns sinais. Veja abaixo.

Diabetes em cães

Não é a toa que a diabetes em cães é tratada como um problema crônico. Afinal, as consequências podem ser muito graves para os caninos. Afinal, ela é responsável por ativar uma série de outros problemas na saúde dos animais que não necessariamente são associados caso não haja o conhecimento necessário. Desta forma, precisamos saber lidar e entender o que fazer para evitar ou tratar, se for o caso.

Geralmente os cachorros de menor porte são mais sucetíveis a contrair a diabetes. Tanto é que no Brasil há um grande número de pinschers afetados pela diabetes. Entretanto, não está descartada a doença em animais maiores. Por isso, nunca descarte os exames e as consultas rotineiras em um especialista para acompanhar esta situação o mais próximo possível.

diabetes em cães

Quais os sintomas da diabetes?

A diabetes em cães é uma doença silenciosa. O que nos faz demandar uma preocupação ainda maior com relação a saúde do animal. Assim com nos humanos, podemos notar situações muitas vezes desconexas (de forma leiga) da doença. Ou seja, um glaucoma agravado podendo levar a cegueira, muitas vezes provém de um quadro de diabetes avançado. Em casos mais graves, urina no sangue pode ser evidenciada.

De forma geral, um cão que possivelmente está com diabetes irá demonstrar sede em excesso, buscando a tigela de água a todo momento. Além disso, o aumento excessivo da urina também ocorre. Se o seu cachorro vive em locais abertos, observe se não há o acúmulo de formigas próximo a um local em que ele urinou. Se não conseguir observar, faça um teste e mantenha a urina no local por algum tempo. Caso constate a presença das formigas, procure um especialista e reporte o caso.

diabetes em cães

Os tipos de diabetes

A diabetes em cães é algo que muitas vezes pode ser difícil de entender. Ainda mais se você passar muito tempo longe do cão, por conta de trabalho e outros compromissos. Entretanto, precisamos entender quais os dois principais tipos da doença que acomete os nossos amigos. Veja abaixo.

Tipo mellitus

Este é o tipo mais comum. Basicamente o que acontece é uma forte ausência de insulina produzida pelo pâncreas. E esta ausência pode ocorrer por doenças localizadas, má alimentação e sedentarismo em animais. Se você tiver um cachorro obeso, procure um veterinário para fazer exames e ficar por dentro da saúde do animal.

Tipo insipidus

A desidratação poderá causar uma falta ou deficiência de vasopressina. A falta deste composto poderá fazer o cão urinar mais e ter mais sede. Com o passar do tempo, causará efeitos semelhantes ao tipo acima.

diabetes em cães

Como tratar a diabetes em cães

Como sabemos, a diabetes em cães não tem cura. Aliás, não tem nem em um humanos. Entretanto, o tratamento pode ser feito a base de insulina. Desta forma, o cachorro pode ter uma vida muito mais saudável e prolongada. Além do mais, a qualidade de vida do animal torna-se muito maior, pois uma série de complicações que a diabetes poderia causar deixam de existir. Por exemplo, o cão terá seus níveis de insulina adequados e a glicose estará equilibrada no organismo. E isto fará com que todo o restante do corpo funcione de forma mais adequada e saudável. Cuide do seu cão!