O Diabo da Tasmânia na natureza desapareceu do continente australiano cerca de 3.000 anos atrás, mas grupos conservacionistas indicaram na terça-feira 26 de maio, que espécimes desses marsupiais reintroduzidos se reproduziram na natureza, aumentando a esperança de que o esforço para seu sucesso será bem-sucedido.

Aussie Ark e outros grupos conservacionistas revelaram que 7 desses mamíferos carnívoros nasceram em uma reserva selvagem de 400 hectares em Barrington Tops, ao norte de Sydney.

A notícia chega menos de um ano depois que 26 espécimes adultos foram soltos no amplo santuário, que é cercado para protegê-los.

Os conservacionistas chamam este projeto de “histórico”, semelhante ao retorno bem-sucedido dos lobos ao Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, na década de 1990.

diabo da tasmania

O diabo da Tasmânia pesa até 8 kg e têm pelo preto ou marrom, se alimentam de outros animais em seu ambiente ou de cadáveres e geralmente não são perigosos para os humanos.

Na Austrália continental, especula-se que eles foram exterminados por matilhas de dingos, cães selvagens, cerca de 3.000 anos atrás.

Conhecidos por seu rugido alto, mandíbulas poderosas e ferocidade ao enfrentar adversários, seja por comida ou companheiros, o diabo da tasmânia são classificados como espécie em extinção.

O presidente da Aussie Ark, Tim Faulkner, explicou que esta operação, realizada entre julho e setembro, é a primeira etapa de um programa de conservação para criar uma população preservada de demônios da Tasmânia, tendo em conta que, na ilha da Tasmânia, o diabo sofre de câncer contagioso.

Câncer no diabo da Tasmânia

diabo da tasmania

O diabo da Tasmânia não são perigosos para humanos, mas defendem- se se forem atacados e podem causar ferimentos graves.

Desde 1996 eles sofrem de uma doença: o tumor facial transmissível do diabo da Tasmânia (DFTD), que termina em morte em quase 100% dos casos.

Os animais morrem de fome quando o tumor chega à boca e assim evitam comer.

Até o momento, a doença exterminou 85% de sua população e colocou a espécie em risco de extinção.

Este câncer contagioso (o câncer normalmente não é, exceto em certas espécies animais) é transmitido por picadas entre diabos da Tasmânia muito agressivos e de mandíbula forte durante o acasalamento ou luta.

Estima-se que existam atualmente 25.000 diabos da Tasmânia, em comparação com 150.000 antes do aparecimento.

Origem da espécie e descrição

O demônio da Tasmânia também é chamado de demônio marsupial. Este mamífero pertence à família dos marsupiais carnívoros e ao gênero dos demônios marsupiais (Sarcophilus), cujo único representante é ele.

Involuntariamente, surge a pergunta: “Por que esse animal mereceu um nome tão imparcial?” Assim, ele foi nomeado pela primeira vez pelos colonos que chegaram à Tasmânia da Europa.

O animal os assustou com seus gritos de partir o coração, sobrenaturais e aterrorizantes, razão pela qual ganhou esse apelido e, como se soube mais tarde, não foi em vão.

O temperamento do diabo da Tasmania é realmente feroz, e a boca grande com presas afiadas e a cor preta da pelagem apenas reforçam a opinião das pessoas sobre ele. O nome do gênero em latim é traduzido como “amante da carne”.