30°, 35°, 40°C… Não está fácil para ninguém. Todo mundo sofre com as altas temperaturas do verão e para os cães a realidade não é diferente. Porém, a grande desvantagem para todos os bichinhos é que eles não podem expressar o incômodo. Por isso, nesta época, a atenção dos donos deve ser redobrada e nós, do Portal do Dog, vamos te dar algumas dicas cães no verão e para que você fique atento no seu pet na estação mais quente do ano!

Pug representa cães no verão

Fique atento para as dicas para curtir o verão com responsabilidade

É importante ressaltar primeiro que existem raças que se dão melhor com o calor do que outras. Em contrapartida, existem raças nas quais a tosa no verão é recomendada, pois, a pelagem do cachorro pode começar a embaraçar demais e o aumento da frequência de dermatites e irritações na pele também é comum. Por isso que conhecer as características da raça do seu cão é fundamental e, em caso de dúvida, consulte o veterinário.

Dicas para cães no verão no dia a dia

01 ) Água, água e mais água

Essa dica vale pros pets e também poderia valer para os donos, não é? Mas, vamos focar neles, claro. O cachorro curte muito mais o verão hidratado! O consumo de água no verão aumenta, por isso, mantenha o pote com água fresca e renovada. Caso seu pet não tenha o costume de beber muita água, estimule-o com recipientes diferenciados – pode colocar água até em spray para borrifar na boca do cão com frequência.

Plus: Hoje, muitas empresas especializadas em comidinhas pet produzem picolés e sorvetes para cachorro. É uma ótima pedida para refrescar no verão! Os produtos costumam ser vendidos em pet shops.

02 ) Aumente a frequência do banho

Isso vai depender da raça e do tamanho do cachorro – e você vai precisar da orientação do seu veterinário também. Porém, você pode aumentar a frequência do banho do seu dog para que ele se refresque em intervalos menores. O calor intenso do verão não estimula o suor apenas nos seres humanos.

Filhote da raça shih tzu representa cães no verão

Aumentar a frequência de banhos pode ajudar a refrescar mais

A sujeira também se acumula nos cães no verão e pode provocar até irritação e inquietação nos cachorros. No caso dos mais peludos, os pelos podem ficar mais ressecados ou oleosos (dependendo da raça) e embolados, além de provocar dermatites.

03 ) Deixe sempre algo para fazer sombra

Se seu cachorro costuma ficar do lado de fora de casa, garanta que haverá alguma sombra para que ele se abrigue. O mesmo se aplica para quando for sair de casa. Leve sempre um guarda-sol para onde for. O sol quente pode castigar a pele dos cães no verão e, dependendo da raça (especialmente os cães de cores mais claras e pelos mais curtos), pode causar sérios problemas.

04 ) Cuidado onde pisa!

Esta é uma dica antiga, mas que sempre vale a pena lembrar! Antes de sair com seu cão para curtir o verão – ou, caso ele viva do lado de fora da casa – verifique a temperatura do chão com seu próprio pé. Fique descalço e pise no chão para sentir se está suportável pisar naquela superfície.

As ‘almofadinhas’ das patas dos cachorros também podem queimar em altas temperaturas e eles não tem como reclamar disso! Caso esteja muito quente, considere colocar proteção nas patinhas dele ou então pense em outro horário para sair. A saúde do seu cão agradece.

05 ) Tosa pode ajudar

Como já foi dito, depende da raça. Raspar tudo não será a solução em todas elas. Em algumas, o pelo é característico e tirá-los não irá fazer muita diferença – além de alterar completamente a proteção e a estética da raça. Como exemplo, temos os cães advindos de regiões de muito frio como os Huskys, Samoiedas, Malamutes, etc. Porém, outros podem ser tosados ou pelo menos “aparados” para garantir mais conforto na época do verão como os Poodles, Shih tzus, malteses, etc.

 

Filhote branco da raça Samoieda representa cães no verão

Raças advindas de regiões de frio nem sempre precisam de tosa

Dicas para cães no verão nos passeios

01 ) Nunca deixe seu cão no carro!

Em pouco tempo, a temperatura no carro pode mudar drasticamente! No calor, é possível detectar mudanças de 20°C para 29°C rapidamente. Por isso, planeje bem seus passeios para que não seja necessário deixar seu pet no carro esperando.

Cão da raça pitbull representa cães no verão

Cuidado ao deixar cães no carro no verão! Mesmo com as janelas abertas, as temperaturas são muito altas!

02 ) Leve água sempre

Existem diversos tipos de recipientes para carregar água hoje em dia. Nos pet shops, a variedade é imensa. Por isso, não deixe seu cão com sede! Leve sempre água fresca e, se possível, gelada para que ele possa tomar nos passeios.

Cão da raça Border Collie representa cães no verão

Deixe água sempre disponível nos passeios

03 ) Procure lugares frescos e com sombra

Não exponha seus cães no verão à fortes temperaturas embaixo do sol. Como já foi citado acima, o sol também queima a pele dos bichinhos. Por isso, atenção redobrada com ele.

Plus: Pode levar também o protetor solar para cães!

Hoje, já existem os protetores solares específicos para os dogs. Nem todas as raças precisam usar – só as mais sensíveis. Informe-se com o veterinário e, se necessário, adquira um para si.

04 ) Não leve petiscos e comida para os passeios

O ideal é não alimentar os cães durante os passeios em geral, porém, no verão em específico, é importante que o cachorro se alimente nos horários apropriados (de preferência, no fim do dia, com temperaturas mais amenas). A agitação do passeio e o calor do dia não fazem bem para a digestão e podem causar vômitos e desconforto.

Hipertermia

Porém, mesmo se com toda a cautela vier a acontecer do seu cachorro apresentar alguns dos sintomas abaixo, fique atento (a), porque podem ser sinais de hipertermia (excesso de calor ou a insolação dos pets):

Animal muito ofegante;

Vômito e diarreia;

Convulsões;

Salivação grossa e em abundância;

Olhar confuso e ‘vidrado’;

Língua e interno de orelhas bem vermelhas.

Se você detectar alguns destes sinais num dia de muito calor, pode ser um caso de hipertermia.

Nestes casos, se não for possível encaminhar diretamente ao veterinário, existem alguns procedimentos paliativos como: resfrie o cão com água fria e enrole-o com toalha úmida. Pode aplicar bolsas de gelo em lugares como axilas e na região da virilha assim como dar água, mas não muita para que não vomite. Acalme-o e o coloque em um ambiente fresco e ventilado.

Porém, encaminhe-o, assim que possível, ao veterinário.

No mais, curta o verão!

Com os cuidados corretos, a tendência é que o seu cachorro curta demais o verão. Os animais são fortes e resistentes, só precisam de um empurrãozinho nosso para aguentar o fervor dessa época tão quente. Por isso, aproveite o resto da temporada!

Golden Retriever representa cães no verão

Os cães são animais resistentes mas precisam da nossa ajuda!