É muito provável que você nunca tenha ouvido falar no Dingo. Isso porque ele é o cão selvagem australiano e, as pessoas são acostumadas apenas a ver os cães domesticados.

O Dingo é um cão australiano selvagem que pesa entre 13 e 20 quilos, distribuídos em um corpo esbelto de aproximadamente 55 centímetros de altura. Entretanto já foram relatados alguns cães machos com mais de 35 quilos. Então esse pode ser considerado um animal de porte grande.

Esses cães ocupam diferentes habitats na Austrália. Então podem ser vistos em locais de montanha, florestas tropicais e até em desertos.

Dingo o cão selvagem

dingo

Foto: Freepik

Os Dingos tem uma alimentação bastante diversificada, podendo consumir desde insetos até búfalos. Então eles são considerados os maiores predadores terrestres da Austrália.

Apesar de serem lindos, fofos e se assemelharem muito aos cães domésticos, esses animais vivem em matilhas e são caçadores. Então eles são muito selvagens e não devem ser domesticados. Dessa forma é preciso manter distância deles.

Embora sejam considerados cães, os Dingo são uma subespécie do lobo cinzento. Mas ainda há muitas divergências de opiniões quando se trata da classificação taxonômica desses animais.

Por fim, o que se sabe de fato é que eles realmente são selvagens. Inclusive existem muitos relatos da polícia de ataques realizados por esses cachorros. Mas lembre-se de que eles não são maus. Apenas precisam ter seus hábitos e espaços respeitados pelo ser humano.

 Os Dingos estão sob ameaça de extinção

dingo

Foto: Pixabay

Assim como foi descrito anteriormente, os Dingo são caçadores. Então eles comem o gado. Consequentemente para evitar as perdas no rebanho, os criadores acabam matando os cães. Além disso, agricultores também abatem esses animais por causa de ataques às plantações. Então a população de cães selvagens vem reduzindo, podendo até mesmo ser extinta.

Por outro lado os cruzamentos realizados entre Dingos e cães domésticos estão alterando a composição gênica desses selvagens. Então os Dingos puros estão cada vez menos numerosos.

Mas para que esses cães possam ser preservados, é preciso que as pessoas os conheçam muito bem. Então aqui você pode encontrar 11 fatos sobre o Dingo que te ajudarão a compreendê-los melhor.

1. Até hoje não se sabe a origem do dingo

dingo

Foto: Pixabay

Primeiramente o Dingo não é exatamente uma raça de cão. Eles na verdade são uma subespécie de lobo. Mas até o momento não se tem a certeza se o Canis lupus dingo foi ou não completamente domesticado.

Existe a hipótese de que esses cães teriam sido animais de estimação, mas posteriormente teriam sido abandonados. Então a partir daí esses animais teriam voltado ao seu estado selvagem devido à necessidade de luta pela sobrevivência.

Supõe-se que viajantes do Sudeste Asiático que passavam pela Austrália abandonaram os animais domesticados por volta de 4000 anos atrás. Então deixados para sobreviverem por conta própria esses cães recorriam aos seus instintos de lobo e acabaram prosperando. Alguns deles se uniram à tribos aborígenes, mas não eram cães de estimação.

2. Eles são considerados pragas

dingo

Foto: Pixabay

Com a necessidade de sobrevivência, os Dingos começaram a predar animais diversos. Assim se tornaram os maiores predadores terrestres da Austrália.

Mas por essa característica de predação, esses cães passaram a atacar os rebanhos de fazendeiros. Então a partir daí eles passaram a ser grandes inimigos dos homens. Dessa forma enquanto a maior parte dos cães são considerados amigos do homem, os Dingos são considerados pragas.

3. A maior barreira do mundo foi construída para manter Dingos afastados

dingo

Foto: Pixabay

Pelo desespero de terem seus rebanhos predados por cães selvagens, os fazendeiros do sudeste da Austrália construíram uma cerca. Assim ela serviria como barreira física para manter os cães afastados.

Essa cerca é uma estrutura enorme, sendo a maior cerca do mundo. Apesar de ter um custo de manutenção de 10 milhões de dólares ao ano, ela é efetiva para manter os cães longe dos rebanhos.

4. Há diferentes tipos de Dingo

dingo

Foto: Pixabay

A diversidade climática australiana provavelmente provocou o desenvolvimento de diversos tipos de Dingo.

Por exemplo os dingos existentes no deserto são vermelhos, amarelos ou dourados. Por outro lado os dingos alpinos são cor creme. Por fim os dingos do norte são mais magros e não têm a pelagem dupla existente nos outros dois tipos.

5. Algumas pessoas os mantém como animais de estimação

Existem pessoas que não apreciam a ideia de ter um animal selvagem em casa. Mas outras acham incrível a sensação de ter a companhia de um cão não domesticado.

Apesar de serem selvagens, esses cães se assemelham bastante aos animais domésticos, podendo até mesmo ser levados à um passeio no parque apenas presos à uma coleira.

Porém existe um grande risco em manter um desses animais em casa. Isso porque além de terem reações imprevisíveis, eles são bastante sensíveis à modificações ambientais. Então podem se entediar, entristecer e até mesmo adoecer se estiverem fora do habitat natural, bem como longe da matilha.

6. Em alguns locais é ilegal manter esses cães

Existem locais na Austrália onde é permitido ter um Dingo, como em Nova Gales do Sul e Austrália Ocidental, por exemplo. Por outro lado é necessário possuir uma emissão especial para ter um cão desses em lugares como Victoria e o Território do Norte. Por fim na Tasmânia, em Queensland e na Austrália do Sul é totalmente proibido ter um cão selvagem.

7. Alguns cães são descendentes de Dingos

dingo

Foto: Pixabay

Apesar de serem cães selvagens, os Dingos podem se misturar e se relacionar com outros cães nativos da Austrália. Então ocorrem diversos cruzamentos entre os selvagens e outros cães.

Sendo assim é possível encontrar muitas semelhanças genéticas entre Dingos e outros cães. Além disso, criadores começaram a utilizar Dingos em trabalhos junto com outros cães, o que facilitou a ocorrência de cruzamentos.

8. Dingo pode ter muitas habilidades

Esses cães possuem uma visão excelente. Além disso eles são capazes de girar suas cabeças em até 180 graus. Então para você ter uma ideia o máximo atingido por uma coruja é de 270 graus. Por outro lado, o ser humano consegue fazer um giro de no máximo 70 graus.

9. Seus pulsos giratórios são bastante úteis

Da mesma forma como ocorre com os humanos, os dingos possuem pulsos que giram. Então eles conseguem utilizar suas patas como se fossem mãos para agarrar a presa. Além disso essa capacidade os ajuda a subir em árvores, abrir portas e chegar onde a maior parte dos cães não chega. Então isso pode ser bastante ruim para os fazendeiros que desejam manter esses animais longe de seus rebanhos.

10. O Dingo não late muito

dingo

Foto: Pixabay

Diferentemente dos cães domésticos comuns, os dingos geralmente são bastante silenciosos. Entretanto eles podem emitir ruídos e uivos frequentes.

11. Eles vivem mais tempo no cativeiro

Em seu habitat natural um cão Dingo vive entre 5 e 10 anos, mas em cativeiro sua expectativa de vida gira em torno de 18 ou 20 anos. Então isso impressiona bastante, visto que a maior parte dos cães domésticos não vive isso.

Dessa forma você pode perceber que os Dingos são cães selvagens cheios de habilidades. Mas por se alimentarem das plantações e animais de rebanhos, estão sendo predados pelo ser humano. Assim o Dingo está ameaçado de extinção.

Então é preciso preservar esses animais. Eles devem ser ajudados em seu habitat natural e jamais devem ser domesticados.