A fachada do pet shop Quatro Patas apareceu pichada neste domingo (21). O filho da dona do estabelecimento é acusado de maltratar os animais durante o banho. Foto: Felipe Hanower/Agência O Globo

 

Cerca de 50 pessoas protestaram, na manhã do sábado (20), em frente ao pet shop “Quatro Patas”, no Engenho de Dentro, na zona norte do Rio de Janeiro, e em frente à casa da dona do estabelecimento. Três viaturas da Polícia Militar foram enviadas ao local para garantir a segurança dos pedestres e evitar uma possível depredação.

Um vídeo produzido por um ex-funcionário do pet shop e divulgado na quinta-feira pela TV Globo (veja a matéria do RJ Tv aqui, avisamos que o vídeo contém imagens fortes) mostrou o filho da proprietária, Daniel Barroso, dando socos em quatro animais. Ele também batia nos cães com garrafas e amarrava o focinho dos animais durante o banho.

“Estamos realizando uma manifestação pacífica, nada de depredação nem violência. Lutar por quem não tem voz”, disse um dos organizadores da manifestação, Breno Leal, 19.

Os manifestantes levaram cartazes pedindo “justiça” e defendendo os direitos dos animais: “Cadeia para quem maltrata os animais”; “Justiça com animais”; “Crueldade nunca mais, cadeia para ele”; “Cadeia para Daniel já”; “Covardia não”.

Maltratar, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime ecológico, conforme artigo 32 da Lei 9.605, de 1998. Se condenado, o autor dos maus tratos pode pegar pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.

 

Fonte Uol