Todos nós acompanhamos com muito pesar o falecimento do Setter Irlandês, Jagger, depois de participar da última edição do Crufts, maior Dog Show do mundo.

As especulações que o cachorro teria sido envenenado durante a competição foram fortes, porém, o Kennel Club Inglês liberou um comunicado ontem confirmando que o animal só poderia ter comido a carne com veneno já em casa, na Bélgica, e não durante o evento.

 

Houve muita preocupação sobre se o envenenamento de Jagger aconteceu durante o Crufts e agora podemos afirmar para todos os amantes de cães que participaram do Crufts que isso não teria sido possível e é muito provável que os venenos, que estariam dentro de pedaços de carne, foram comidos na Bélgica, pouco antes da morte de Jagger.
Tivemos a confirmação, inclusive de toxicologistas independentes, que os venenos identificados no relatório de toxicologia – carbofuran e aldicarbe – agem rápido. Sintomas clínicos mais graves geralmente ocorrem dentro de meia hora a três horas.
Considerando o que nos foi dito, que Jagger mostrou os primeiros sinais clínicos geralmente associados a estes dois venenos pouco antes de sua morte, na Bélgica, na sexta-feira dia 6 de março no período da noite, então recebendo imediata de atenção veterinária, temos de concluir que é inconcebível que ele teria sido envenenado no Crufts na quinta-feira dia 6 de março, cerca de 28 a 36 horas antes.
Além disso, acredita-se que o veneno tenha sido dado em um pedaço de carne que ainda estava em grande parte não digerido quando a autópsia foi realizada no sábado dia 7 de março pela manhã, sendo que a comida geralmente é absorvida em cães dentro de seis horas.
Deve-se salientar que, apesar de relatos contrários, que têm causado muita preocupação para os amantes caninos, absolutamente nenhum cão demonstrou ter ficado doente durante ou após o Crufts devido ao veneno ingerido no show, não há relatos veterinários ou provas para apoiar essa noção, e não há relatos oficiais de intoxicação feitos para a polícia.
Nós temos muitas medidas de segurança para proteger os cães no nosso show e nós continuamente revemos os nossos procedimentos, porque o bem-estar e segurança dos cães é a nossa primeira e principal prioridade.
Independentemente do fato de que o veneno não foi ingerido no Crufts, um cão infelizmente morreu e agora temos de respeitar a privacidade dos proprietários e dar-lhes tempo para lamentar.

 

Jagger. Foto: Reprodução

Jagger. Foto: Reprodução