A epilepsia em cães é uma doença que, mesmo que seja compatível com a vida do animal, é uma grande preocupação e choque para as pessoas que fazem parte de sua vida. Mas não se preocupe, há muitas pessoas que estão na mesma situação que você!

Neste artigo apresentamos as chaves para entender a doença, seu tratamento e algumas dicas básicas sobre como lidar com a crise.

Lembre-se de que muitos outros cães sofrem desta doença no mundo e podem viver da melhor maneira possível com guardiões como você, que continuam a lutar para ajudá-los!

O que é epilepsia em cães?

A epilepsia é uma disfunção de um neurônio que ocorre quando o cérebro sofre uma atividade eletroquímica exagerada e descontrolada.

Você deve saber que, no cérebro de cães e humanos, as funções são fornecidas por estímulos elétricos que variam de um neurônio a outro. No caso da epilepsia, esses estímulos elétricos são administrados inadequadamente, causando uma atividade cerebral fora do comum.

epilepsia em cães

Foto: Freepik

Isso acontece no cérebro e também se traduz no nível do corpo. A atividade eletroquímica que ocorre nos neurônios envia ordens para contrair músculos. Isso é característico dos sintomas de uma convulsão epiléptica, onde a atividade muscular é completamente descontrolada e não intencional.

Durante a convulsão, também é possível ter outros sintomas. Por exemplo, a salivação excessiva e perda do controle do intestino e da bexiga.

Quais são os sinais de que meu cão pode ser epilético?

Seu veterinário pode suspeitar que seu cão tenha epilepsia se tiver pelo menos duas crises epilépticas não provocadas com mais de 24 horas de intervalo.

Pode ser difícil para os veterinários saberem a diferença entre convulsões e outros problemas de saúde. Sendo assim, fornecer a eles uma descrição completa do evento anormal ou, idealmente, uma gravação de vídeo, pode ajudá-los em seu diagnóstico.

Três características principais das crises epilépticas são:

  • Perda do controle voluntário, geralmente observada em convulsões (movimentos bruscos ou trêmulos e contração muscular)
  • Ataques irregulares que começam e terminam de repente
  • Ataques que parecem sempre muito semelhantes e têm um padrão clínico repetitivo.

Quais são as causas da epilepsia em cães?

epilepsia em cães

Foto: Freepik

As causas de uma crise podem ser tumores, envenenamento, insuficiência hepática, trauma e diabetes.

Mas a causa da epilepsia em cães (e não uma crise secundária sem outros problemas) ainda é hereditária.

Não é apenas uma doença hereditária, mas também afeta particularmente certas raças como o pastor alemão, São Bernardo, Beagle, Poodle, Dachshund e Basset Hound. No entanto, também pode afetar outras raças.

O início da primeira crise epilética ocorre aproximadamente entre 6 meses e 5 anos de idade.

O que fazer quando seu animal de estimação tem uma convulsão epiléptica?

Uma convulsão dura cerca de 1 ou 2 minutos, mas para a família e o animal pode parecer uma eternidade. É muito importante que você saiba que, sob nenhuma circunstância, você deve tentar puxar a língua para fora, pois isso pode resultar em uma mordida.

Você deve colocar o animal em uma superfície confortável, como uma cama ou colchão, para que ele não se machuque ou esbarre em uma superfície. Além disso, afaste-o das paredes para que não sofra trauma.

epilepsia em cães

Foto: Freepik

Após o ataque, o cão ficará exausto e um pouco desorientado, você deve ajudá-lo em sua recuperação.

Às vezes, os donos dos animais podem ver que o cão está prestes a sofrer uma convulsão porque está mais nervoso, agitado, com tremores e dificuldades de coordenação.

Muitas fontes dizem que se você tem crianças pequenas em casa, o episódio de epilepsia em cães se torna um trauma para elas. No entanto, é considerado mais conveniente explicar cuidadosamente à criança o que está acontecendo com seu cão e fazê-lo entender que seu animal não está sofrendo.

Uma convulsão é dolorosa ou perigosa para o cão?

Apesar da aparência dramática e violenta de uma convulsão, as convulsões não são dolorosas, embora o cão possa sentir confusão e talvez entrar em pânico.

Ao contrário da crença popular, os cães não engolem a língua durante uma convulsão. Se você colocar os dedos ou um objeto na boca, não ajudará seu animal de estimação e corre o risco de ser mordido ou de ferir seu cão.

O importante é impedir que o cão caia ou se machuque, batendo objetos sobre si mesmo. Contanto que ele esteja no chão, há poucas chances de ocorrer danos.

No entanto, se o cão tiver várias convulsões dentro de um curto período de tempo, ou se uma convulsão continuar por mais de alguns minutos, a temperatura do corpo começa a subir.

Se a hipertermia (temperatura corporal elevada) se desenvolver secundária a uma convulsão, outro conjunto de problemas precisará ser tratado.

O que é estado de mal epiléptico convulsivo?

O estado de mal epiléptico convulsivo é uma situação grave e com risco de vida. É caracterizada por uma convulsão que dura mais de cinco minutos.

A menos que anticonvulsivantes intravenosos sejam administrados imediatamente para interromper a atividade convulsiva, o cão pode morrer ou sofrer danos cerebrais irreversíveis.

Se o estado de mal epiléptico convulsivo ocorrer, você deve procurar tratamento por um veterinário imediatamente.

Diagnóstico e tratamento da epilepsia em cães

Como afirmado anteriormente, uma crise epiléptica pode corresponder a muitas outras doenças. Se o seu animal de estimação já teve esse ataque, leve-o ao veterinário com urgência para diagnóstico.

A epilepsia em cães não é um perigo para a vida do animal. Mas você deve ter cuidado para que não doa.

O tratamento é realizado com medicamentos que reduzem a atividade cerebral, como o fenobarbital, e também pode ser tratado com um tipo de relaxante muscular, como o diazepam.

Este artigo é meramente informativo. Convidamos você a levar seu animal de estimação ao veterinário se ele apresentar sintomas de febre ou doença.