A Uau Escola de Estética Animal, localizada em Sorocaba, São Paulo, possui cursos de capacitação e aprimoramento de profissionais do segmento pet na área de banho e tosa.

Pensando em ajudar animais necessitados enquanto passa ensinamentos para os alunos surgiu a Tosa Solidária, uma ação beneficente organizada pela escola que oferece os serviços de banho e tosa para cachorros de abrigos de forma gratuita.

Professoras e alunos da Uau Escola de Estética Animal que participaram desta edição do Tosa Solidária. (Foto: Reprodução / Uau Escola de Estética Animal)

Desta vez, quem participou da ação foram os cães da Spaso, Associação Protetora dos Animais de Sorocaba, que cuida de cerca de 150 animais.

Segundo Nataly Baho Andreo, médica veterinária e presidente da Spaso, manter a higiene dos cães, principalmente em locais com muitos animais, é importante para evitar a proliferação de muitas doenças. Além disso, manter cachorros de abrigos limpos e tosados ajuda a aumentar a possibilidade de adoção desses cães.

“A Tosa Solidária é uma forma de deixar os cães mais atrativos para futuras doações. Infelizmente, com a crise, as doações caíram 99%. E esta ação acaba sendo uma opção para tentarmos encontrar um lar para os bichinhos”, conta Nataly.

Escola de estética animal

Dentre os cães da Spaso que foram atendidos dessa vez, a história de um deles chamou ainda mais atenção. Poucos dias antes da ação, a Poodle preta gigante havia sido arremessada, junto com seus dois filhotes, por cima do muro da ONG.

Antes e depois da cadela que foi jogada pelo muro para dentro das pendências da Spaso com os filhotes. (Foto: Reprodução / Uau Escola de Estética Animal)

Por conta da violência, e dos possíveis maus-tratos que sofreu antes de chegar ali, a Poodle estava bastante traumatizada. Segundo Nataly, a cadela demorou um pouco para se sentir segura e participar da ação foi importante para que ela sentisse o carinho dos alunos e da escola. “Ela ficou bem traumatizada, com medo da gente, mas depois ela se acostumou conosco e com o ambiente. Na próxima semana, ela já será castrada para seguir para doação junto com os filhotes”, disse a médica veterinária.

Nataly afirmou ainda que todos os outros animais que participaram da Tosa Solidária já são castrados e estão prontos para serem adotados e fazerem parte de uma família.

Para as ONG’s que quiserem fazer parte da Tosa Solidária, basta enviar uma mensagem e fotos dos animais para o telefone (15) 9 8809-9690. A escola retorna o contato agendando o melhor dia para a realização do projeto. Lembrando que a responsabilidade de levar os cães na escola e busca-los é da ONG.