Primeiro de tudo, espirros reversos em cães não são realmente espirros. Se você já viu seu cão buzinar, bufar ou respirar fundo, você testemunhou espirros reversos em cães.

O espirro reverso em cães não é em si algo com que se preocupar, embora possa ser alarmante testemunhar se você não tem certeza do que está acontecendo. No entanto, espirros reversos em cães podem ser um sintoma de outras condições que exigem atenção veterinária.

Oficialmente chamado de reflexo de vômito faríngeo ou respiração paroxística, o espirro reverso em cães é uma condição em que um cão estende seu pescoço e começa a fazer sons ofegantes como se ele não conseguisse recuperar o fôlego.

O que fazer com os espirros reversos em cães

espirros reversos

Massagear a garganta do cachorro, ou cobrir o nariz para fazê-lo engolir, pode ajudar a limpar o que estiver irritando a garganta. Se isso não ajudar, tente oferecer comida e água, ou levar seu cachorro para fora.

A maioria dos cães vai se recuperar muito bem por conta própria. No entanto, se o espirro reverso continuar, faça uma consulta veterinária.

Quando o espirro reverso em cães é sério?

Sinais de espirros reversos precisam de atenção veterinária. Se o cão apresentar sangue ou corrimento nasal, qualquer tipo de deformidade ao redor do nariz, falta de energia ou apetite, ou qualquer problema respiratório, procure o veterinário.

Quais raças são mais propensas a ter espirros reversos?

cachorro espirrando

Raças braquicefálicas com faces planas como Boxers, Pugs e Shih Tzus, por exemplo, têm palato mole alongado. Estes cães podem sofrer ataques de espirros reversos com mais frequência do que outras raças. Isso porque eles podem realmente sugar o palato em sua garganta quando inalar.

Raças menores também são mais propensas a serem afetadas pelo espirro reverso, porque elas têm uma garganta menor.

Problemas de saúde que causam espirros reversos

Quando um veterinário avalia um animal com espirros reversos, ele fará um histórico completo de saúde e realizará um exame físico completo, prestando atenção especial ao trato respiratório e à boca. Às vezes, raios-X, rinoscopia (o uso de um instrumento para examinar as passagens nasais) ou outros procedimentos também serão necessários.

As possíveis causas do excesso de espirros reversos incluem alergias, infecções, material estranho (por exemplo, grama) ou anormalidades anatômicas que afetam a nasofaringe.

Os ácaros nasais, pequenos parasitas que podem infestar as passagens nasais e os seios dos cães, são outra possível causas do espirro reverso. Eles são transmitidos de cão para cão. E, possivelmente, através do contato com ambientes contaminados e, portanto, são mais comumente diagnosticados em cães que são abordados ou de outra forma têm contato com outros cães.

Como o espirro reverso é tratado?

cachorro

Leves surtos de espirros reversos são geralmente normais e não requerem qualquer tipo de tratamento. Se você quiser tentar ajudar a encurtar o episódio do seu animal de estimação, você pode soprar suavemente em seu rosto, massagear sua garganta ou manter as narinas fechadas por alguns segundos. Isso pode trazer o ataque de espirros reversos para mais rápido.

O tratamento adequado para espirros reversos excessivos depende da causa. Às vezes os veterinários tratam cães com medicamentos sem um diagnóstico definitivo de ácaros nasais, pois nem sempre os parasitas são fáceis de encontrar. Material estranho dentro das passagens nasais ou nasofaringe pode ser removido manualmente ou através de rinoscopia.

A cirurgia é geralmente necessária para remover massas e corrigir anormalidades anatômicas. As infecções podem ser tratadas com antibióticos adequados para cães ou outros medicamentos.

Não entre em pânico!

Espirros reversos soam piores do que realmente são. Em caso de dúvida, sempre entre em contato com seu veterinário, assim você terá certeza. Mas em circunstâncias normais, o espirro reverso não é prejudicial e não requer tratamento.