Você sabia que o mal do estresse em cães é real? Sim! Embora isso parece ser coisas dos humanos, pode prejudicar igualmente o seu pet. Em determinados casos, ele enfrenta a maior parte dos agentes que seu dono também enfrenta.

O cão pode ficar estressado quando se encontra sobrecarregado ou em pânico. Uma vez que tenha um sentimento de extrema tristeza ou alegria, altera o seu estado de humor de diversas formas.

Assim, para te auxiliar com seu animalzinho, neste artigo, vamos sinalizar os principais pontos a serem observados nesse sentido. Dessa forma, você poderá reconhecer e identificar quando ele está sofrendo, bem como o que fazer para evitar ou sanar esse problema o mais rápido possível.

10 sinais de estresse em cães

1. A temida hiperatividade

estresse em cães

Foto: Frepik

É bastante comum que os cães estressados ​​tenham um comportamento hiperativo. Conquanto, eles não são capazes de se acalmarem, fazendo com que assim, a longo prazo, ajam por impulso.

Ademais, passam a mordiscar objetos e móveis, assim como quaisquer utensílios que estiverem em seu caminho. Mas, por qual motivo fazem isso? Para extravasar a tensão acumulada.

2. Movimentos repetitivos constantes em estresse em cães

O estresse canino tem como resultado, inegavelmente, a realização de movimentos repetitivos. Entretanto, são aparentemente sem sentido.

Esse transtorno obsessivo compulsivo nos pets indica que eles podem estar sobre grande pressão. Esse é um problema sério, se não tratado com atenção, assim como com rapidez.

3. Comportamento exagerado

O estresse em cães também se manifesta em comportamentos bastante exagerados. Porquanto, podem ser ações que eles faziam antes, mas que agora se mostram com maior intensidade. Por exemplo, comer coisas que estejam caídas no chão ou latir excessivamente.

É muito provável que o pet já tenha o costume de “roubar” os restos de comida que, por ventura, escapem no piso. Ele pode também latir quando alguém passa perto do portão. Contudo, é possível notar que há um excesso dentro desses “costumes”.

4. Salivação excessiva

Caso você observe que seu cãozinho está salivando muito, fique ainda mais atento. A fim de descobrir se ele está estressado ou não, veja se isso é algo constante e repetitivo.

Leve em consideração esse sinal, pois pode significar que uma coisa mais grave pode estar prestes a acontecer.

5. Défict de atenção

Foto: Freepik

O estresse em cães traz consigo um tipo de nervosismo generalizado. Dessa forma, torna-se difícil a concentração. O animal passará a não prestar atenção ao que é falado com ele. Assim sendo, não obedecerá às ordens do seu dono.

Se o pet repetir esse comportamento sempre, vale a pena avaliar esse déficit de atenção.

6. Cachorro ofegante frequentemente

Ofegar é uma ferramenta que os pets usam para que o calor seja expulso pelo corpo. Caso você observe isso acontecendo com seu animal em momentos que ele deveria estar calmo, provavelmente está estressado.

Dessa forma, será necessário fazê-lo aliviar a tensão que está sentindo. Especialmente, o problema deve ser resolvido caso esse ofegar venha seguido de murmúrios de tristeza e lamento.

7. Reação negativa em situações desconhecidas

O estresse em cães, inegavelmente, faz com que eles se sintam muito desconfortáveis, principalmente se confrontados em situações desconhecidas. Por exemplo, o pet pode sofrer ao se encontrar com outros bichinhos. Em cada um desses encontros, ele vai acumular mais estresse, assim, tentando fugir ou reagindo negativamente.

8. Perda de pelo

Perder pelo, certamente, ocorre nos casos de estresse crônico, tal como nos humanos. Os cães começam a se sentir afetados fisicamente por uma determinada situação que estejam sofrendo.

Caso note que o estado nervoso, bem como a ansiedade está fazendo o pet perder os pelos, vá ao veterinário o quanto antes.

O pelo pode cair não só por conta das lambidas excessivas – granuloma acral – mas também por conta do rasgo direto com os dentes.

9. Rigidez muscular no estresse em cães

Foto: Freepik

Nas situações estressantes, é comum que os cães fiquem tensos e com a musculatura enrijecida. Se notar que a cauda, assim como os membros ficam duros em um evento significativo, trate imediatamente.

10. Alterações no comportamento

O estresse em cães tem um sinal bastante comum: a alteração comportamental. Uma vez que é normal que eles comecem a desenvolver comportamentos antes nunca apresentados, preste atenção em:

  • Timidez;
  • Agressividade;
  • Fobia;
  • Depressão.

Entretanto, ao invés de demonstrar em determinadas situações, passam a fazer de forma generalizada.

Dicas úteis para aliviar o estresse em cães

Se seu pet apresentar um ou mais dos sinais que citamos acima, você terá que providenciar um tratamento imediato. Pois é isso mesmo! É possível tomar algumas medidas simples para aliviar o estresse em cães, dessa forma, lhe proporcionando bem estar e paz de espírito.

Primordialmente, é recomendado que se vá ao veterinário para que ele diagnostique e trate os sintomas. Por conseguinte, caso esse estresse seja causado por conta da chegada de um animalzinho novo, não o exclua do ambiente em hipótese nenhuma.

Também não é legal obrigar o pet a compartilhar seus brinquedos, cama, comedor, bebedor, etc. Portanto, deve-se respeitar os pertences de cada um.

Foto: Freepik

Outrossim, algo interessante é fazer o que se chama de caminhada olfativa. Isso quer dizer que, ao invés do dono guiar o cachorro, ele é quem indicará o caminho a ser seguido. Dessa forma, o pet vai estimular o olfato. Além disso, poderá explorar o local livremente.

Para aliviar as tensões, relaxar, assim como eliminar o medo, o estresse em cães e fazê-los dormir, é possível envolver o pet em um cobertor. A saber, essa prática se chama “pressão sustentada”, muito usada no treinamento de cães.

Remédios naturais e brincadeiras

Você pode escolher brincadeiras interessantes que irão estimular as atividades mentais do cachorro. Por exemplo, esconda um objeto e o faça encontrar e levar de volta para você.

Outra coisa a se ter em mente é que, surpreendentemente, pensa-se que brincar com o pet até sua exaustão eliminará o estresse. Entretanto, isso pode fazer um efeito adverso, excitando e exacerbando ainda mais o seu nervosismo.

Para que as ações acima sejam complementadas, existem medicamentos caseiros que são reconhecidos mundialmente. Isso porque eles relaxam e acalmam. Entre eles estão:

  • Camomila;
  • Erva de São João;
  • Erva cidreira;
  • Entre outros.

Essas são ervas que podem ser oferecidas em forma de chá.

Florais de Bach, preparações homeopáticas, bem como aromaterapia, também não causam nenhuma dependência, menos ainda têm contraindicações. Pode ser aplicado de diversas formas, só que, as mais indicadas devem ser prescritas por especialistas.

Em suma, o mais importante ao se tratar o estresse em cães é ter muito carinho, assim como paciência com o animal. Em hipótese nenhuma se deve gritar ou agredir fisicamente, menos ainda abandonar ou excluir. Os cachorros percebem o interesse do dono, agradecendo com a calma que se espera, pois ficarão bem alegres.