A cadeira de rodas é importante para cachorros paralíticos. (Foto: Reprodução / Dogster)

A escola nos ensina lições valiosas que levamos pra vida inteira e um colégio de Arkansas, nos Estados Unidos, foi além do tradicional: 15 estudantes estão aprendendo a fazer cadeira de rodas para cachorros.

São alunos da sexta série da  escola Jonesboro Health, Wellness and Environmental Studies Magnet.

O projeto começou quando a cachorra Lila, da professora Georgia Summit, começou a ter problemas para andar devido a duas hérnias de disco em sua coluna.

A cirurgia custaria 4.500 dólares (cerca de 10 mil reais) e tinha 80 por cento de chances de causar uma paralisia permanente. Então, Georgia começou a pesquisar cadeiras de rodas e descobriu que elas podem custar entre 300 a mil dólares.

Foi nesse momento que a professora teve a ideia do projeto:

 

Eu contei aos alunos então eles se interessaram em aprender sobre invalidez e toda a engenharia necessária para fazer uma cadeira de rodas.

 

Para realizar o projeto, ela recebeu uma doação de 500 dólares (cerca de 1130 reais) da Science Initiative for Middle School e duas doações individuais de tutores de cachorros.

Os alunos fazem as cadeiras de rodas sob medida para os cachorros, com tubos de PVC e tiras.

Lila, a cachorra que inspirou o projeto, passou pela cirurgia, recuperou o movimento de suas patas traseiras e não precisa mais de cadeira de rodas.

O veterinário que realizou a cirurgia de Lila está ajudando a encontrar outros cachorros que precisem de cadeira de rodas.

Os protótipos estão previstos para ficarem prontos em maio.

 

Alunos com a cachorra Lila, trabalhando no projeto da cadeira de rodas. (Foto: Reprodução / SFGate)

Alunos com a cachorra Lila, trabalhando no projeto da cadeira de rodas. (Foto: Reprodução / SFGate)

 

Fontes: Dogster / SFGate