Cães adoram receber um petisco como recompensa. (Foto: Reprodução / Google)

Cães adoram receber um petisco como recompensa. (Foto: Reprodução / Google)

Quando vemos um cachorro fazendo truques, podemos notar que seu treinador sempre dá um petisco como recompensa. Mas será que o cão fica contente ao realizar essa tarefa ou ele faz apenas para ganhar o petisco?

Pensando nisso, um estudo realizado por Ragen McGowan e seus colegas na University of Agricultural Sciences, na Suíça, investigou se os cachorros gostam da experiência de resolver problemas e assim ganhar uma recompensa, ou se apenas o petisco era suficiente para deixa-los felizes.

O resultado do estudo foi impressionante: quando os cachorros resolviam um problema e mereciam a recompensa, eles balançavam mais o rabo e ficavam mais ansiosos para repetir a experiência do que se tivessem apenas recebido o petisco, sem terem feito nada por isso.

Além disso, os pesquisadores descobriram que a recompensa preferida dos cães é a comida, mais do que brincar com outro cachorro ou receber um carinho do tutor.

12 cachorros da raça beagle participaram do estudo, eles foram treinados para realizar algumas tarefas como aprender a tocar um piano de cachorro, empurrar uma caixa de plástico e mexer numa alavanca que toca um sino.

A pesquisa foi feita em duas etapas: numa delas, o cachorro só tinha acesso à recompensa quando conseguia realizar a tarefa; na outra etapa, o portão de acesso à recompensa era aberto após um certo tempo, independente do cachorro ter conseguido realizar a tarefa.

Esse momento em que os cachorros descobrem que controlam o portão de acesso à recompensa foi chamado de “momento Eureka”.

Os pesquisadores falaram sobre a conclusão do estudo:

 

Os animais em nosso estudo não ficaram empolgados apenas com a expectativa pela recompensa, mas também ao perceberem que eles próprios tinham o controle sobre o portão de acesso à recompensa. Esse resultado apoia a ideia de que oportunidades para resolver problemas, tomar decisões e exercitar habilidades intelectuais são importantes para as experiências emocionais dos animais e trazem bem-estar.

 

E você, estimula seu cachorro a exercitar a mente?

 

Estimular a mente é importante para os cães. (Foto: Reprodução / Google)

Estimular a mente é importante para os cães. (Foto: Reprodução / Google)

 

Fonte: Companion Animal Psychology