“O termo “hipoalergĂȘnico” Ă© imprĂłprio e nĂŁo Ă© baseado em evidĂȘncias”, conclui a pesquisa publicada pelo Jornal de Alergia e Imunulogia Criminal.

Uma em cinco pessoas em paĂ­ses Ocidentais sofre de alergia Ă  cachorros. De acordo com inĂșmeras pĂĄginas na internet, algumas raças como o Poodle e o Labradoodle seriam melhores opçÔes para os alĂ©rgicos. Para testar tais suposiçÔes, Doris Vredegoor da Universidade Utrecht na Holanda e seus colegas recrutaram aproximadamente 200 cachorros de raças supostamente hipoalergĂȘncias formando o grupo 1. Os resultados foram comparados com o grupo 2 de 160 cachorros de raças que nĂŁo sĂŁo consideradas hipoalergĂȘnicas.

De acordo com amostras no pelo, pesquisadores acharam um nĂ­vel alto da proteĂ­na que causa alergias no grupo hipoalergĂȘnico.

Enquanto a poeira no chĂŁo de casas que possuem Labradoodles continha poucos componentes alergĂȘnicos; o ar, que seria o mais importante, nĂŁo apresentou diferenças entre os dois grupos.

Os pesquisadores nĂŁo mediram as alergias nos donos, mas afirmam que os nĂ­veis alergĂȘnicos achados nas casas de cachorros hipoalergĂȘnicos sĂŁo altos o suficiente para desencadear reaçÔes alĂ©rgicas e asma.

 

Fonte