A União Europeia baniu a comercialização e importação de produtos cosméticos que utilizam animais em seus testes. Esse passo está planejado desde 2009, porém muitas grandes companhias esperavam que o caso fosse prolongado ainda mais.

Foto: Reprodução

Essa decisão representa uma grande vitória e um passo importante em rumo ao bem estar dos animais, mandando uma mensagem forte para outras nações no mundo que ainda usam animais em teste.

A proibição entrará em vigor no dia 11 de Março de 2013 e os produtos vão desde cosméticos, como maquiagem, à pastas de dente e sabonetes.

Tonio Borg, novo comissário europeu de Saúde Consumo, declarou que a medida é permanente:

 

Eu acredito que a proibição deve entrar em vigor em Março de 2013, como o Parlamento e o Conselho já decidiu. Estou, portanto, não pretendo adiar ou derrogar à proibição. Esta decisão significa também que temos de intensificar os nossos esforços na desenvolvimento, validação e aceitação de métodos alternativos, bem como no reconhecimento internacional desses métodos. Sei que ECEAE tem sido um parceiro valioso e experiente nestas áreas e conto com seu apoio futuro.

 

Segundo Michelle Thew, chefe executiva da organização Cruelty Free International:

 

Este é um evento histórico e a culminação de mais de 20 anos de campanha. Agora vamos aplicar nossa determinação e visão em território global, para assegurar que o resto do mundo siga este exemplo

 

Em lista separada pelo PETA, confira as empresas internacionais que não praticam testes em animais. (AQUI)

Confira também as empresas brasileiras que não utilizam animais no desenvolvimento de seus produtos. (AQUI)