A luta e Evan Moss.

A luta

Evan Moss é um menininho muito especial que virou celebridade por um motivo interessante. Ele escreveu, ilustrou e publicou um livro que entrou para a lista de mais vendidos da Amazon. A trajetória de Evan começou com um pedido: Podemos ter um cachorro?
Infelizmente, ele nĂŁo poderia simplesmente ir em um abrigo e adotar um cachorrinho, jĂĄ que desde o nascimento, Evan sofria com convulsĂ”es consequentes de esclerose tuberosa, uma condição que fazia com que tumores crescessem em vĂĄrios ĂłrgĂŁos no corpo, incluindo o cĂ©rebro. Na Ă©poca, a mĂŁe de Evan, Lisa, contabilizou as convulsĂ”es em 300 a 400 por mĂȘs.
Após uma cirurgia, esses episódios entraram em uma temporåria pausa, que não durou muito. Nessa época, as convulsÔes começaram a vir enquanto ele estava dormindo, ou seja, passou a dormir com seus pais para que em caso de uma crise, seu pai ou mãe poderiam aplicar a medicação rapidamente.
Desesperados por ajuda, a família localizou uma organização, 4 Paws for Ability (quatro patas para habilidade), que treina cachorros para auxiliarem as pessoas que sofrem convulsÔes e em alguns casos, alertarem seus donos que elas estão próximas. Só tinha um problema, o serviço canino custaria $22,000. Para compensar o custo, a organização pediu para a família Moss que contribuísse com $13,000.
Pensando em levantar fundos para o filhote, assim como conscientizar a população sobre as outras 300,000 crianças nos Estados Unidos que tambĂ©m poderiam se beneficiar com cĂŁes de serviço especializados em convulsĂ”es, Evan fez uma crĂŽnica de como seria ter um companheiro tĂŁo especial, e criou o livro My Seizure Dog (meu cachorro convulsĂŁo, tradução livre). Evan diz “Levei trĂȘs dias para escrever o livro. Minha parte favorita de escrevĂȘ-lo? Quando acabaram minhas ideias, eu inventei umas partes bem engraçadas, como comendo uma pizza com meu cachorro e indo para o espaço com ele.”
A inauguração trouxe 650 pessoas, todas com o intuito de apoiar Evan comprando sua criação por $ 10. O dinheiro deu e ainda sobrou $ 41.000 para completar para outros cachorros para outras famĂ­lias “Eu realmente gostaria de conhecer as crianças que ajudei um dia, talvez eu os veja no treinamento!”
Os cachorros ajudam seus donos a serem mais independentes e se manterem seguros. Segundo a Epilepsy Foundation (Fundação Epilepsia), “A resposta de um cachorro pode ser latir quando a criança tem uma convulsĂŁo, assim avisando a famĂ­lia o que estĂĄ acontecendo, ou pode deitar ao lado de alguĂ©m que estĂĄ tendo uma convulsĂŁo para evitar algum dano, pode atĂ© mesmo ativar algum objeto prĂ©-programado que aciona um alarme. Um cachorro especializado em convulsĂ”es pode passar por uma sĂ©rie de açÔes que sĂŁo diferentes de suas atividades normais se ele sente que o dono irĂĄ ter uma convulsĂŁo, como bater com a patinha, correr em cĂ­rculos, chegar e sentar junto, atĂ© mesmo latir para o dono.”
Lisa fala suas expectativas “Nossa esperança Ă© que o cachorro tenha a habilidade de nos alertar atĂ© mesmo antes que a convulsĂŁo comece.”

 

 

Um novo começo.

Um novo começo

Finalmente os esforços de Evan e sua família foram compensados: Ele pode trazer seu tão esperado cachorro, uma Goldendoodle chamada Mindy, para casa.
“O treinamento foi muito impressionante, mas tambĂ©m intenso,” diz Lisa. “Havia tanto para aprender! E nĂłs tambĂ©m quase nĂŁo reconhecemos a Mindy – eles nos mandaram uma foto em que ela estava com o cabelo longo e cacheado, porĂ©m ela foi tosada um pouco antes de chegarmos. Ela parecia outro cachorro!”
O teste mesmo veio na primeira semana em casa.
“Mindy tem uma nova casa e relativamente uma nova famĂ­lia, entĂŁo ela estĂĄ se ajustando. Ela tem gostado de brincar com nosso outro cachorro, Dinky, e toda vez que Evan sai do quarto, Mindy o segue logo atrĂĄs.”
Em breve Evan irĂĄ dormir em seu quarto, com a ajuda de Mindy. “Evan ainda nĂŁo teve uma convulsĂŁo desde que Mindy chegou em casa, mas ela jĂĄ tem nos alertado para pequenos episĂłdios que teriam passado despercebidos antes,” diz Lisa.
“Ter a Mindy Ă© maravilhoso!” diz Evan, resumindo seus sentimentos sobre sua nova amiga.
Lisa tambĂ©m concorda “Eu acho que Mindy vai mudar nossas vidas de uma maneira que nĂłs nem temos consciĂȘncia ainda.”

Texto traduzido por Portal do Dog do site Vet Street.