Todo mundo sabe que os cachorrinhos necessitam de uma atenção extra com passeios e algumas brincadeiras ao ar livre todos os dias. Só que essa questão está sendo levada ainda mais a sério na Austrália. Isso a falta de passeio com cachorro pode causar um prejuízo no bolso do respectivo tutor. Quer entender essa história? Vamos lá!

Quem não sair para dar ao menos uma voltinha por dia com os seus bichinhos corre o risco de multado no Território da Capital Australiana (ACT, na sigla original em inglês). Esse local se refere a cidade de Camberra, a capital oficial do país.

De acordo com a lei sancionada recentemente, a pessoa que não se organizar para dar um passeio com o seu cachorro terá de desembolsar até 2700 dólares, pouco mais de 11 mil reais na cotação atual.

E ainda tem mais! Conforme o texto aprovado, os indivíduos que confinam cachorros por 24 horas também precisam oportunizar que os bichinhos se mexem com liberdade por cerca de 120 minutos sob risco de serem acionados na justiça.

Conseqüências da falta de passeio com cachorro na Austrália

o nomeado Projeto de Emenda à Legislação sobre o Bem-Estar Animal ainda determina multas para aqueles que não fornecerem abrigo adequado, alimentação suficiente e água fresca para o seu animal de estimação. A capital foi a primeira jurisdição na Austrália a adotar esse nível de proteção aos cachorros.

“O bem estar do animal moderno consiste em considerar como um animal está lidando mental e fisicamente com as condições em que vive”, consta no comunicado oficial do Governo do Território da Capital Australiana encaminhado para a imprensa local.

Importância de passear com o seu cão

A falta de passeio com cachorro pode gerar muitos problemas para a saúde física e mental. Afinal, o cachorro é considerado um animal social, que encara o mundo a sua volta muito pelo olfato. Assim, estar em um ambiente ao ar livre corresponde a um acesso um mundo repleto de amores. A partir daí, ele se sente ativo e não cai no tédio de uma rotina confinada.

Por exemplo, você pode tentar se imaginar sempre trancado dentro de casa, sem a possibilidade de sair para ir a praia, restaurantes, cinemas, parques, lojas e bares. Porque é essa demanda que os cães também sentem para as suas vidas. Sendo assim, tudo fica muito mais interessante e agitado com caminhadas diárias e exposição moderada a luz natural.

Falta de passeio com cachorro 3

Foto: FreePik

Além disso, faz parte da natureza canina andar, cheirar, explorar a sua volta e interagir com outros animais e passeias. Quando o cão sai com freqüência e vai a parques, praças e ruas ganha a chance de se deparar com outros de sua espécie, o que tende a lhe tornar um bichinho muito mais sociável.

Tente se imaginar em casa, sem qualquer oportunidade de ir ao shopping, restaurantes, cinema, parques. Pois é, os cães também preferem uma vida mais interessante e com acesso ao mundo lá fora. Além disso, faz parte da natureza deles andar, cheirar, explorar o mundo, e ver outros cachorros e pessoas.

Outro detalhe é que o bichinho também encontra humanos de todas as faixas etárias e se acostuma com barulhos urbanos. Sendo assim, ele se acostuma a explorar desde filhote e tem tudo para virar um cão menos receosos a frente de estímulos externos, sobretudo, se residir nos grandes centros do Brasil.

Gasto de energia

A falta de passeio com cachorro também é perigosa por não gerar o gasto de energia. Essas voltinhas regulares ajudam o cão a queimar energia, deixando-o menos sedentário. Ao levar o bichinho para passear, ele está realizando exercícios, o que resulta em vantagens fisiológicas. E ainda impede a ocorrência de obesidade e outras doenças graves.

Segundo especialistas, um cachorro que reside em um quintal gigantesco, só que não é estimulado a se movimentar, não se exercita tanto quanto um animal que mora em um apartamento, só que é levado para passear algumas vezes por dia.

Falta de passeio com cachorro 3

Foto: FreePik

E, acaso, se bater aquela preguiça para sair com o seu cachorrinho algum dia, se lembre que o exercício também é altamente recomendado e benéfico para manter a sua saúde! Ou seja, você estará unindo o útil ao agradável. Afinal, os tutores que passeiam diariamente com seus cachorros acabam por proteger a integridade física e mental. Sensacional, não é?