O programa “Pet Food Stamps” (Selos de Comida para o Pet, tradução livre,) auxiliará famílias de baixa renda nos Estados Unidos a custear a ração de seus pets por um período de seis meses.

Para se inscrever no programa, a família deve preencher esse formulário no site oficial (petfoodstamps.org) e fornecer provas que não pode pagar pela alimentação do animal. A comida vem do Pet Food Direct, um varejista de alimentos para animais e até agora 45 mil pessoas estão inscritas.

O criador do programa, Marc Okon, conversou com a NBC sobre a iniciativa e explicou que não possui e não está em busca de patrocínio do governo a essa altura.

Em tempos de crise, atualmente 50 milhões de pessoas recebem auxílio de alimentação nos Estados Unidos. Desse número, muitas possuem pets que, infelizmente, acabam sendo abandonados pelo fato de seus donos mal poderem se alimentar.

Apesar do governo norte-americano possuir um bom plano de auxílio para animais que se encontram em situação de risco, como nos casos de desastres naturais, não há outro programa específico que supra a necessidade diária de famílias que não podem sustentar o pet naquele momento.

Nos Estados Unidos, alguns abrigos também oferecem ração para que famílias de baixa renda possam alimentar seus pets. Porém, se acontecer de na cidade não haver um abrigo com tais serviços, o Pet Food Stamps pode ser uma opção.

 

Uma boa ideia para o Brasil?

 

Sem dúvida! Um programa como o Pet Food Stamps, patrocinado tanto pelo Governo brasileiro ou por empresas particulares pode auxiliar e muito o trabalho de ONGs, abrigos e famílias que se encontram com problemas financeiros, sem deixar que a qualidade de vida do animal seja comprometida.

Por que não, dentro de sua empresa, sugerir um programa que auxilie os tantos animais que se encontram em situações deploráveis em nosso país?