Na Índia, mais especificamente na cidade de Lucknow, um pequeno filhote de cachorro ficou preso em um córrego extremamente sujo por cerca de dois dias. Não se sabe como o animal foi parar lá, porém, felizmente, ele foi encontrado pela pessoa certa.

Durante sua caminhada matinal habitual, Milind Raj escutou um forte gemido de animal. O homem começou a seguir o barulho, para saber de onde ele vinha. Foi quando descobriu um pequeno cãozinho preso dentro de um córrego.

Cachorro foi resgatado por drone com braço robótico. (Foto: Reprodução / Milind Raj)

De acordo com Milind Raj, o córrego estava tão cheio de sujeiras, que não era possível entrar lá para resgatar o animal. Sem desistir de ajudar o filhote, o homem recorreu, então, à tecnologia.

“O córrego era tão sujo que parecia um pântano. Não era possível a um humano resgatar o filhote sem pôr em risco a própria vida, então decidi colocar a tecnologia a serviço”, disse ele à emissora indiana NDTV.

Filhote de cachorro preso em córrego: como foi o resgate?

Milind Raj, que é engenheiro e tem vasto conhecimento sobre inteligência artificial e robótica, voltou imediatamente para o seu laboratório para buscar uma forma de ajudar o cão com a tecnologia.

Ele então anexou um braço robótico controlado por Inteligência Artificial a um drone gigante de seis motores. “Eu decidi usar o braço robótico controlado por IA porque ele tem um sensor de batimento cardíaco inteligente. Preso ao drone, eu sabia que seria arriscado, mas poderia funcionar”, explicou o homem.

Seis horas depois, Milind Raj voltou ao córrego com a ferramenta improvisada. Os monitores de respiração e de batimentos cardíacos inseridos no drone eram importantes para checar a saúde do cachorro durante o resgate, pois se o braço robótico apertasse muito forte o animal ele poderia sufocar.

Após fazer o resgate, homem adotou o cãozinho. (Foto: Reprodução / Milind Raj)

Com muito cuidado, o homem conseguiu resgatar o cãozinho e colocá-lo em segurança no chão. Milind Raj afirmou que assim que pousou, o cachorro vomitou bastante plástico que tinha engolido no córrego.

Além de salvar o cãozinho, o homem ainda o adotou! O pequeno peludo recebeu o nome de Lifted, algo como Levantado ou Elevado.

Milind Raj publicou um vídeo com a ação com seu drone adaptado no resgate do cachorrinho.