Em junho de 2016, mais de 11 milhões de pessoas assinaram uma petição online pedindo a proibição do consumo de carne canina no festival de Yulin. Essas vozes, que se repetem ano após ano, finalmente foram ouvidas.

De acordo com um comunicado da Humane Society International, o governo de Yulin, na China, está se preparando para proibir restaurantes, vendedores de rua e comerciantes de vender carne de cachorro no festival que acontece todo ano para comemorar a chegada do solstício de verão. Infelizmente o consumo de carne de gatos e outras espécies ainda será permitido.

A proibição teria sido proposta por Mo Gong Min, e a data para entrar em vigor seria no dia 15 de junho, 1 semana antes do início do festival. As penalidades para quem for contra a lei incluirão multa de até 1000 yens e reclusão.

O intuito da mudança é atrair mais turistas e transformar a imagem da cidade em uma mais cosmopolita e moderna.

Como o festival de Yulin e as atrocidades que lá acontecem sempre geraram muita repercussão, sem dúvida essa decisão terá implicações políticas importantes em outras partes do mundo que ainda insistem em seguir com a prática cruel.

Recentemente Taiwan também baniu não só o consumo, mas também a compra e a posse de carne de cão ou de gato.

 

Foto: EPA