O vídeo de uma garotinha de quatro anos alimentando 6 cães adultos, pertencentes ao grupo Pit Bull, se tornou um viral essa semana e também gerou uma certa polémica, com alguns expressando preocupação quanto ao bem estar da criança.

A garotinha é adorável e assertiva, seguindo muito bem os ensinamentos do adestramento e os cães parecem ser  maravilhosamente treinados. Então, qual é o problema?

Para alguns, o fato dos cães serem Pit Bulls não os permitem ver além, supondo erroneamente que a raça que determinará se haverá um ataque ou não. Não se deixem cair nesse preconceito.

A questão principal é que uma garotinha dessa idade não tem o reflexo nem percepção de um adulto, e em uma situação que envolve a alimentação de vários cães adultos (independente da raça) na mesma hora, a situação pode rapidamente sair do controle. Sejam os cães Pit Bulls, Poodles ou SRDs.

O momento da refeição já causa naturalmente uma certa animação e ansiedade nos cães, então, para alguns deles, o fato da garotinha pegar e mexer na comida pode representar uma ameaça, e uma mordida nesse caso seria uma resposta automatica aos instintos primários de sobrevivência.

O fato dos cães serem treinados claro que auxilia, mas o adestramento não é 100% garantia.

A responsável pela filmagem comenta no decorrer do vídeo:

 

Seis Pit Bulls machos. As pessoas dizem que nunca poderia acontecer. Eles vivem e comem juntos. Eles são uma família. Essa é uma garota de 4 anos e ela conseguiu dizer o que e quando os cães deveriam fazer. Obrigada. Tenha uma ótima dia. E ame o seu Pit Bull.