O local onde um cĆ£o nasce geralmente vai determinar o tipo de vida ele terĆ”. Animais nascidos em Ć”reas atingidos pela pobreza, em qualquer lugar do mundo, tĆŖm muitas vezes uma vida miserĆ”vel, assim como a de muitos seres humanos que vivem na mesma regiĆ£o e nas mesmas condiƧƵes.

PorĆ©m, por outro lado, existem tambĆ©m grupos de resgate que fazem de tudo para melhorar e salvar a vida de cĆ£es que estĆ£o nesse tipo de situaĆ§Ć£o. O Compassion Without Borders (CompaixĆ£o sem Fronteiras em portuguĆŖs), uma organizaĆ§Ć£o sem fins lucrativos, Ć© um desses grupos.

O Compassion Without Borders tem trabalhado incansavelmente desde 2001 para melhorar a qualidade de vida dos animais que vivem no Vale Central da CalifĆ³rnia e do outro lado da fronteira, no MĆ©xico.

A organizaĆ§Ć£o tambĆ©m resgata animais que se encontram em situaƧaƵ de risco em abrigos superlotados. (Foto: ReproduĆ§Ć£o / Moncho Camblor)

A organizaĆ§Ć£o tambĆ©m resgata animais que se encontram em situaƧaƵ de risco em abrigos superlotados. (Foto: ReproduĆ§Ć£o / Moncho Camblor)

Christi Camblor, mĆ©dica veterinĆ”ria, co-fundadora e diretora executiva da Compassion Without Borders, criou a organizaĆ§Ć£o de resgate apĆ³s o trabalho voluntĆ”rio que fez em um dos maiores abrigos de animais do mundo, o Refugio Franciscano, localizado na Cidade do MĆ©xico.

Durante sua primeira experiĆŖncia no MĆ©xico, a Dra. Camblor testemunhou coisas de partir o coraĆ§Ć£o. O abrigo nĆ£o tinha recursos e nem espaƧo suficiente para tratar adequadamente os milhares de animais que chegavam doentes, negligenciados, feridos ou com problemas comportamentais. Alguns cĆ£es chegavam a ficar dias em gaiolas sujas antes de serem sacrificados com mĆ©todos que estavam longe de ser humano.

Devastada pela situaĆ§Ć£o dos animais por lĆ”, que nĆ£o tinham um serviƧo de controle de animais ou animais eficaz e com uma superpopulaĆ§Ć£o que continuava a piorar, a mĆ©dica comeƧou o seu trabalho pessoal resgatando um cĆ£o que havia tocado seu coraĆ§Ć£o: um desalinhado Terrier chamado Chacha.

Animais com tutores que nĆ£o possuem condiƧƵes financeiras tambĆ©m recebem superte da organizaĆ§Ć£o. (Foto: ReproduĆ§Ć£o / Moncho Camblor)

Animais com tutores que nĆ£o possuem condiƧƵes financeiras tambĆ©m recebem ajudaĀ da organizaĆ§Ć£o. (Foto: ReproduĆ§Ć£o / Moncho Camblor)

Em seguida, a Dra. Camblor tirou Chacha do abrigo, levou a uma clĆ­nica e depois encontrou um lar amoroso que a cadelinha merecia. DaĆ­ pra frente continuou resgatando mais e mais cĆ£es atĆ© fundar formalmente o Compassion Without Borders com Moncho Camblor, que mais tarde se tornaria seu marido.

Desde o comeƧo, o Compassion Without Borders tem crescido como uma organizaĆ§Ć£o de cuidado e bem-estar animal que faz a diferenƧa nos Estados Unidos e MĆ©xico. AlĆ©m de resgatar cĆ£es desabrigados e abandonados das ruas no MĆ©xico, a instituiĆ§Ć£o tambĆ©m tira cĆ£es de abrigos superlotados no Vale Central da CalifĆ³rnia.

GraƧas ao Compassion Without Borders cĆ£es sĆ£o transportados para todas as regiƵes dos Estados Unidos para serem adotados e mais de 1.400 cĆ£es foram resgatados do Vale Central, sem contar os que jĆ” foram resgatados no MĆ©xico.

Os animais recebem cuidados mĆ©dicos e e autorizaƧƵes legais para viajar antes de irem do MĆ©xico para os Estados Unidos. (Foto: ReproduĆ§Ć£o / Moncho Camblor)

Os animais recebem cuidados mĆ©dicos e autorizaƧƵes legais para viajar antes de irem do MĆ©xico para os Estados Unidos. (Foto: ReproduĆ§Ć£o / Moncho Camblor)

O Compassion Without Borders melhorou a qualidade de vida de milhares de animais e tem tido um impacto positivo nas comunidades desde a sua criaĆ§Ć£o. AlĆ©m disso, graƧas aos esforƧos da organizaĆ§Ć£o, o uso de eletrocussĆ£o, morte causada pela exposiĆ§Ć£o do corpo a uma carga letal de energia elĆ©trica, para matar animais nĆ£o desejados no estado mexicano de Chihuahua foi erradicada.

Os animais resgatados no MĆ©xico recebem cuidados, como vacinaĆ§Ć£o, antes de irem para os Estados Unidos e autorizaƧƵes legais para viajar. Apesar de bastante criticada por ajudar animais de fora dos EUA, a mĆ©dica veterinĆ”ria nĆ£o vĆŖ conflito em estender os recursos da sua organizaĆ§Ć£o tambĆ©m para ajudar os animais necessitados de outro lugar. Afinal, todos sĆ£o animais que precisam de ajuda.

 

Fonte: Dogster