A incrível história de como o cão de serviço Gage (raça pastor alemão) salvou a vida do policial Bruce Lamb, acabou de ter o reconhecimento que merece.

Em julho de 2010 na cidade de Christchurch, Nova Zelândia, a dupla foi chamada para auxiliar a equipe policial já presente no local a capturar um suspeito escondido no quarto.

Logo que os dois entraram no quarto, o policial Bruce Lamb foi atingido no rosto por um tiro de rifle, estilhaçando sua mandíbula e jogando-o no chão.

Ao olhar para cima, se deparou com a arma apontada novamente para ele. Nesse momento, Gage pulou na frente e  acabou levando o tiro.

Mesmo muito machucado, Bruce Lamb conseguiu sair do quarto enquanto o suspeito trocava tiros com outros policiais, então ele e os outros policiais perceberam que Gage não se movia. A bala matou o companheiro canino.

Essa semana, Gage recebeu uma medalha de póstuma, equivalente a Cruz de Jorge (mais alta condecoração civil do Reino Unido), dada pela instituição veterinária de caridade PDSA no Reino Unido.

A medalha de outro só é dada para animais que arriscaram a própria vida para salvar outros, mostrando extrema coragem e dedicação ao serviço.

 

Vídeo em inglês, cortesia da polícia da Nova Zelândia, traz o policial Bruce Lamb falando sobre o terrível incidente que tirou a vida de Gage.