Por meio das redes sociais, foi divulgado um vídeo em que um homem é observado chutando um cão-guia de uma deficiente visual na Venezuela.

O homem que chutou fatalmente o cachorro-guia de uma cega em um bairro de Caracas, na Venezuela, foi detido pelas autoridades e acusado do crime de abuso animal.

Nas imagens, gravadas por uma câmera de segurança no dia 20 de outubro, uma mulher é observada do lado de fora do elevador de um prédio da freguesia da Candelária, no centro de Caracas, acompanhada por um cão da raça poodle, que ela segura.

O homem, identificado como Omar Antonio de Jesús Marrero, chutou a cabeça do cachorro porque ele começou a latir para ele. Após esse ataque, o animal foi perdendo a consciência gradativamente, como visto na gravação, e posteriormente morreu.

No vídeo, você pode ver uma mulher em pé com seu animal de estimação, quando – do nada – um homem chega e chuta o cachorro na cabeça, deixando-o gravemente ferido e em choque.

Da mesma forma, imediatamente outra pessoa chega para ajudar a mulher; no entanto, o cão-guia estava morrendo, então ele acabou deitado no chão.

Diante disso, em outro tweet publicado pelo promotor, ele mencionou que o agressor foi preso e será processado no Ministério Público da Venezuela.

Os internautas expressaram nas redes seu repúdio pelo ocorrido e pelas ações cruéis e injustificadas dos agora detidos. 

O que é um cão-guia

Um cão-guia é um assistente indispensável para uma pessoa com deficiência. Esses cães são especialmente selecionados e treinados porque nem toda raça é adequada para um trabalho tão responsável.

O cão-guia não é apenas um assistente de deficientes visuais, mas também um amigo leal por muitos anos.

Apenas os animais mais inteligentes que concluíram um curso de treinamento especial com duração de vários anos estão autorizados a fazer um trabalho responsável e sério.

Quais são as qualidades

Nem todo cachorro pode se tornar um fiel companheiro e ajudante do homem. Está comprovado que de uma centena de raças, apenas 25 são adequadas para esse serviço. Idealmente, um cão-guia deve:

  • Não ter medo de sons altos;
  • Andar bem no espaço;
  • Ser capaz de memorizar até 30-40 rotas;
  • Compreender as ações e sentimentos de seu mestre;
  • Tem excelente visão e audição.

Os cães-guia, além da capacidade de alertar sobre vários obstáculos, são treinados para outras coisas. Eles são capazes de:

  • Encontrar a entrada e saída de transportes públicos;
  • Entregar um objeto que tenha caído;
  • Executar comandos básicos perfeitamente.

Há muito se percebeu que o cão-guia não é um assistente apenas na vida cotidiana. Ela também fornece um apoio psicológico, ajuda a socializar e ajuda a pessoa a levar uma uma vida normal.

Um cão-guia muitas vezes torna-se para uma pessoa não apenas um assistente, mas também um amigo, um membro da família.

Existem muitos casos conhecidos em que um cachorro ajudou uma pessoa a sentir novamente interesse pela vida, a expandir as fronteiras do mundo além dos limites de seu próprio apartamento. Um amigo de quatro patas é capaz de dar esperança e fé em si mesmo.

Mas o que vimos no vídeo acima mostra o quanto os seres humanos precisam aprender com nossos amigos de quatro patas.