No mês passado, na Itália, um homem idoso chamado Giovanni sofreu um ataque cardíaco enquanto fazia uma caminhada com seu cão, uma pequena fêmea chamada Nancy. Os paramédicos chegaram a tempo de ressuscitar o senhor de 73 anos de idade, mas ele acabou entrando em coma depois de chegar ao hospital.

A cadelinha, que assistiu a tudo e viu seu companheiro de toda a vida ser levado pela ambulância, ficou de coração partido.

Giovanni e Nancy eram melhores amigos. (Foto: Reprodução / Deborah Del Sere)

O homem seguiu no hospital, infelizmente em estado vegetativo na UTI. Porém, Nancy não tinha perdido as esperanças e todos os dias, aos cuidados de Deborah, filha de seu amado tutor, a cadelinha vigiava a porta da frente esperando o retorno de Giovanni.

Nesse período, Deborah conheceu um novo programa que estava sendo oferecido no hospital, o local agora permitia que os pacientes fossem visitados por seus animais de estimação.

Deborah imediatamente planejou uma visita de Nancy para o seu pai, mas ela nunca poderia ter imaginado o que esse encontro iria causar.

Após um ataque cardíaco, ele entrou em coma. A única resposta que o homem apresentou foi durante uma visita da cadelinha Nancy. (Foto: Reprodução / Deborah Del Sere)

Quando a mulher entrou no quarto com Nancy e colocou a cadela ao lado de Giovanni em sua cama, provocou uma resposta nele que não tinha sido vista desde que ele entrou no coma.

O corpo de Giovanni começou a se mexer em convulsões suaves, como se de excitação com a presença de seu amado animal.

Já Nancy começou a abanar o seu rabinho.

Deborah contou ao site The Dodo que a cadela ficou perto de Giovanni e o lambeu, e que nesse momento a expressão de seu pai mudou, como se ele fosse chorar. “Eu gosto de pensar que ele estava dizendo, ‘Olá, querida, agora podemos dizer adeus’”, como se ele estivesse se despedindo de Nancy.

Nancy está sob os cuidados da filha de Giovanni, que afirma que sente que seu pai ficou mais em paz e que a cadela ficou mais feliz após o encontro no hospital. (Foto: Reprodução / Deborah Del Sere)

Infelizmente os médicos não esperam que Giovanni desperte do coma e logo ele será transferido para uma instalação de cuidados de longo prazo, mas Deborah diz que ele parece estar mais em paz desde que recebeu a visita de sua cadelinha e que Nancy também está mais feliz desde esse dia.

De acordo com Valli Calzavara, que ajuda a coordenar visitas de estimação no hospital em que Giovanni estava internado, os benefícios deste programa são evidentes eu reuniões como a de Nancy e Giovanni. “O programa beneficia tanto os pacientes quanto os animais de estimação, pois o vínculo humano-animal é de amor puro e inseparável”, explicou Valli.

 

Fonte: The Dodo