Uma forte ventania que tomou formas de redemoinho assustou a todos que estavam na rua e próximos do local onde a corrente de ventos se deu no município de Cerqueira César, em São Paulo. O fato aconteceu na última segunda-feira, dia 18 de agosto.

Apesar de não causar grandes estragos, o redemoinho deixou muita gente preocupada, incluindo Antônio Ferreira, que arriscou sua vida para resgatar um cachorro que estava muito perto da forte ventania.

Homem correu para pegar o cachorro, que estava muito próximo do redemoinho. (Foto: Reprodução / G1 / Murilo Mantovani)

O homem contou para o G1 que assim que viu aquele fenômeno tão forte, seu primeiro pensamento foi o cachorrinho Xodó, um animal de rua que vive pelo posto de gasolina em que Antônio trabalha.

“Quando eu vi aquele vendaval como se fosse um tornado, a primeira coisa foi saber onde o meu ‘xodó’ estava. Vi que ele ficou perdido e com risco de vida. Então corri e peguei ele no colo para sairmos do local o quanto antes”, disse Antônio, que ficou bastante preocupado com o cão.

Ainda segundo o homem, que trabalha há cinco anos no posto, a ventania que aconteceu naquele dia foi mais forte do que as que costumam acontecer por lá e realmente assustou muita gente.

“Eu já tinha visto algo parecido outras vezes, mas sempre com intensidade fraca. Como foi hoje não tinha visto não. Então, corri pra pegar o cachorro porque ele ficou perdido olhando e quase que entrou na ventania”, explicou ele.

De acordo com funcionários do posto, essa foi uma das ventanias mais fortes vistas pela região. (Foto: Reprodução / G1 / Murilo Mantovani)

Segundo informações de outros funcionários do posto, durante a forte ventania, que foi descrita como um “vendaval com formato de tornado”, foi possível ver entulhos e objetos voando.

O fenômeno chegou a danificar o telhado do lava-rápido do posto, mas não causou maiores estragos e nem deixou ninguém ferido, nem o cachorrinho Xodó.

Fonte: G1